29/08/2012 - SMF - Serviços
Pró-Cidadão: 120 mil atendimentos até junho
Entre janeiro e junho, o tempo médio de espera na unidade Central ficou abaixo de 12 minutos

foto/divulgação: SMR

Unidade Central do Pró-Cidadão

De janeiro a junho de 2012, o Pró-Cidadão realizou 119.912 atendimentos nas unidades do Centro, Canasvieiras, Continente, Ingleses, Lagoa da Conceição e Rio Tavares - número 6% superior ao ano passado. A unidade com maior movimento é a do Centro, com 83.189 mil atendimentos realizados no primeiro semestre do ano. O mês de janeiro foi o período com maior demanda, em razão do vencimento da cota única do IPTU.

Mesmo com o crescimento do número de atendimentos, o Pró-Cidadão do Centro atendeu em menor tempo em relação ao primeiro semestre do ano passado. Entre janeiro e junho, o tempo médio de espera na unidade Central do Pró-Cidadão ficou abaixo de 12 minutos, uma redução de 60% em relação ao primeiro semestre de 2011, quando os cidadãos esperaram, em média, 20 minutos pelo atendimento. No mês de junho de 2012, 62% dos cidadãos foram atendidos em menos de cinco minutos na unidade.

No mês de julho, o tempo de espera ficou ainda menor do que a média do primeiro semestre. Os cidadãos que procuraram a unidade central do Pró-Cidadão em julho esperaram, em média, nove minutos pelo atendimento. Na unidade central foram atendidos 13.930 cidadãos no mês de julho. Já as unidades descentralizadas somaram 5.690 atendimentos no período.

O atendimento do Pró-Cidadão também é feito por meio da ouvidoria do contato telefônico, que, de janeiro a junho, atendeu 40.390 chamadas - aproximadamente 225 ligações diárias. O Pró-Cidadão ainda mantém no site da Prefeitura de Florianópolis informações sobre os serviços que estão disponíveis nas unidades de atendimento. No site, o cidadão encontra informações sobre cada serviço, com orientações e passo a passo sobre as formas de solicitação, além de documentos para download. No total, 748 serviços estão incluídos no guia do Portal.

Melhoria contínua
Os indicadores do primeiro semestre são resultados dos investimentos realizados na melhoria do atendimento nas unidades do Pró-Cidadão. A Secretaria Municipal da Receita mantém, de forma contínua, o investimento na equipe, com a contratação de novos atendentes e capacitações periódicas, além da consolidação do planejamento de demandas e do fortalecimento das unidades descentralizadas. Neste dia 03 de setembro, por exemplo, os atendentes do Pró-Cidadão começarão a usar novos uniformes.