22/03/2013 - FCFFC - Cultura
Imagens revisitam memórias de Florianópolis
Fundação Franklin Cascaes realiza palestras com projeção visual de fotos antigas de Florianópolis, no fim de semana (23 e 24), das 10h às 19h, no projeto Nossa Cidade, Nossa Memória

foto/divulgação: Acervo da Casa da Memória

Ponte Hercílio Luz em construção na década de 1920

Fazer um passeio por Florianópolis, de décadas passadas aos dias atuais, é uma das opções de programa para este fim de semana de comemorações do aniversário da cidade. Palestras com projeção visual de fotos antigas do município serão realizadas no sábado e domingo (23 e 24) das 10h às 19h, na Casa da Memória, com entrada franca. A iniciativa faz parte do projeto Nossa Cidade, Nossa Memória – promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Em cada sessão, com cerca de uma hora de duração, o público terá acesso a 113 imagens que mostram o desenvolvimento de Florianópolis entre os séculos 19 e 21, acompanhadas de explanação dos técnicos da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Franklin Cascaes. Também serão apresentados os diferentes suportes que compõem o acervo da Casa, tais como fitas de rolo, fitas VHS ou cassete, recortes de jornal, CDs e DVDs, fotografias e livros.  O material é resultado de doações feitas pela população ou de ações e projetos da FCFFC.

Desenvolvido ao longo do ano em unidades escolares do município, o projeto Nossa Cidade, Nossa Memória tem como objetivo despertar a consciência individual e coletiva das pessoas em relação ao patrimônio cultural. A ação, que contribui para divulgar o trabalho da Fundação Franklin Cascaes nessa área, tem como foco a preservação da memória de Florianópolis, dentro dos princípios que norteiam a educação patrimonial.

Preservando a memória

A Casa da Memória de Florianópolis é um centro de documentação que reúne, restaura, organiza, preserva e divulga registros visuais, sonoros e bibliográficos relativos à história, à memória, à identidade e à produção cultural da cidade. Ao todo, o local guarda mais de 40 mil peças documentais que revelam aspectos da vida social, econômica, política e cultural do município, constituindo-se em um espaço de referência para pesquisa e consulta.

Entre as preciosidades ali guardadas estão o acervo de artistas catarinenses do radio, teatro e televisão, como o compositor Claudio Alvim Barbosa (Zininho), autor do oficial de Florianópolis, e o ator Mozart Régis, o Pituca.

Com 470 metros quadrados, o prédio da Casa da Memória situa-se no centro histórico da cidade, próximo à Catedral Metropolitana. A edificação foi erguida em 1929 para sediar o antigo Partido Republicano Catarinense, na gestão do então governador Adolfo Konder. Entre 1948 e 1995, sediou o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) e a seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 1999, o prédio foi doado à Prefeitura de Florianópolis para instalação da Casa da Memória, unidade cultural vinculada à Fundação Franklin Cascaes.

O quê: Projeto Nossa Cidade, Nossa Memória

Quando: sábado e domingo, 23 e 24 de março, das 10h às 19h