08/05/2013 - SMPI - Trânsito
Dúvidas frequentes sobre o Programa Zona Azul

foto/divulgação: IPUF

Zona Azul

A Prefeitura Municipal de Florianópolis firmou contrato com a empresa Dom Parking Estacionamentos Ltda., de Joinville, para retomar os serviços da Zona Azul na capital desde o último dia 22 de abril. O contrato prevê algumas mudanças no sistema. De acordo com a Diretoria de Operações de Trânsito, juntamente com a Zona Azul, haverá um acréscimo de mil vagas (serão 5000), e de auxiliares de trânsito, num total de 180 até junho de 2013. A inclusão de novas áreas de estacionamento nos Bairros Continente, Trindade e Beira Mar Norte também é uma novidade do programa Zona Azul.

Abaixo, confira as perguntas frequentes e as respostas da Diretoria de Operações e tire suas dúvidas:

Perguntas frequentes:

- Por que incluir novas áreas de Zona Azul?

A ampliação das áreas foi devido à rotatividade do fluxo de veículos estacionados. Há uma grande demanda nos novos locais (Beira Mar Norte, Trindade e Continente) e, com a implantação da Zona Azul, mais condutores terão a possibilidade de estacionar em tais áreas.

- A Zona Branca será extinta?

Sim. A Zona Branca, que permitia o estacionamento por até cinco horas, será extinta, em data ainda a ser definida. O objetivo é aumentar a circulação de veículos e proporcionar vagas para o maior número de cidadãos.

- O horário de funcionamento é o mesmo?

Sim. O horário de funcionamento é das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 08h às 12h, aos sábados.

- E o valor?

Também não foi alterado. O valor é de R$ 1 a hora.

­- Em caso de advertência, como o usuário deve proceder?

A advertência, dada pelo monitor da Zona Azul, serve para orientar os condutores. Caso algum funcionário da Guarda Municipal de Florianópolis ou da Polícia Militar aviste o bilhete de advertência, eles podem notificar o motorista. Quando notificado, o usuário recebe a multa em casa, em até 15 dias, e tem um prazo de 30 dias para apresentar defesa. A infração é leve, e é cobrado o valor de R$ 53,20.

- Os usuários podem regularizar a situação?

Não, não existe a possibilidade de regularizar uma advertência. Após notificado, o usuário receberá a multa em casa.

- Quais os pontos de venda?

Além dos cartões de estacionamento serem vendidos pelos monitores, existem alguns pontos de venda. Confira, em anexo, a tabela com os endereços dos locais.