26/06/2013 - FCFFC - Cultura
Galeria Vecchietti recebe exposição Ponto e Traço
Exposição de desenhos de Loro de Lima será aberta nesta quinta-feira (27), às 19h30, na Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti, unidade cultural ligada à Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação: Loro de Lima

Desenhos exploram geometria e espaço

Texturas, tramas e figuras formadas por linhas entrelaçadas revelam o universo onírico de Loro de Lima na exposição Ponto e Traço, que reúne desenhos produzidos pelo artista catarinense nos últimos cinco anos. A mostra será aberta nesta quinta-feira (27), às 19h30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, após bate-papo com o autor. A visitação é gratuita.

Com curadoria de Patrícia Amante e texto de apresentação assinado pela artista plástica e professora Maria Lúcia Mascelani Mourão, a exposição contempla 40 desenhos feitos com nanquim sobre papel vegetal, produzidos em diversos tamanhos. Dispostos livremente no espaço, possibilitando que as pessoas apreciem as obras de qualquer ângulo, os desenhos de Loro de Lima criam a ordem e a desordem, formando imagens abstratas e figurativas que dialogam com os vários elementos que compõem o alfabeto visual rico em significados.

A exposição Ponto e Traço fica aberta à visitação pública e gratuita até 16 de agosto, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Escolas do município ou grupos interessados em visitar a mostra podem fazer agendamento na Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, pelo telefone (48) 3324-1415, ou pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com.

Arte reinventada

Nascido em Florianópolis, em 1947, Lourival Pinheiro de Lima participa do movimento artístico da Ilha de Santa Catarina desde 1975. No ano seguinte viajou aos Estados Unidos, onde estudou na Art Students Leagne, em Nova Iorque, retornando com frequência ao país durante a década de 1980. Realizou diversas mostras coletivas e individuais no Brasil e nos Estados Unidos, com destaque para o 2º Salão Jovem Arte Sul América, no Museu de Arte de Santa Catarina (1982), o 9º Salão Nacional de Artes Plásticas – Sul, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (1986) e a Exposição na OEA, em Nova Iorque (1991).

Em quase quatro décadas de produção artística, Loro de Lima está sempre reinventando sua linguagem na pintura, gravura, escultura ou no desenho, com traços que se movimentam entre o figurativo, o abstrato e o surrealismo. Foi considerado pelo crítico de arte e escritor Harry Laus (1922-1992) como um dos representantes da renovação da arte catarinense na década de 1980, época marcada pela pluralidade artística e estética que refletia conflitos do mundo contemporâneo.

Serviço:

O Quê: Exposição Ponto e Traço (Loro de Lima)

Quando: quinta-feira (27) – 19h30 / abertura

Visitação de 28 de junho a 16 de agosto