28/07/2013 - SMHDU - Comunicação
Ciclofaixa de Domingo inaugurada no Continente
Projeto da Prefeitura tem como objetivo humanizar a cidade

foto/divulgação: Petra Mafalda

Ciclofaixa de Domingo na região Continental

Um cenário diferente pôde ser desfrutado no Bairro de Coqueiros, na região continental de Florianópolis,  neste domingo, 28 de julho: a inauguração da Ciclofaixa atraiu das 8 às 17 horas públicos de todas as idades.

Crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade puderam circular no espaço de lazer com segurança, apoiados pelos monitores contratados e pela Guarda Municipal. A iniciativa da Prefeitura Municipal e do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, nas palavras do prefeito Cesar Souza Júnior, é a primeira virada no sentido de humanizar a cidade.

“Esperamos criar uma cultura nova, que não sirva apenas ao automóvel, levando a população a percorrer os espaços públicos.”

A Ciclofaixa foi devidamente sinalizada para uso dos ciclistas com faixa vermelha de rolamento e cones compreendendo um extensão de aproximadamente cinco quilômetros entre a Praia do Itaguaçu e a Beira Mar Continental (do Estreito). A atividade da Ciclofaixa de Domingo, a partir de agora, será uma atividade permanente na região que compreende o Bairro de Coqueiros até a Beira Mar Continental.

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e superintendente do IPUF, Dalmo Vieira Filho, “a Ciclofaixa multiplica as opções de lazer para o florianopolitano e entra no conceito de praças eventuais que estamos pensando para a cidade. O próximo passo é integrá-la com a Av. Beira Mar Norte”, anuncia.

Como parte da política de ações cicloviárias da Prefeitura, a implantação da Ciclofaixa é uma grande vitória. O próprio vereador Pedro de Assis Silveira, ciclista convicto, levou esboço da comunidade em favor do projeto e reconhece: “Houve uma convergência de propostas, agora formalizada pela gestão atual”.

O presidente da Unicred, Remaclo Fischer Júnior, entidade que patrocinou o evento, resumiu: “Sinto-me honrado em participar deste projeto que alia saúde, lazer para as pessoas”.

A iniciativa ainda teve o apoio da Fundação Municipal de Esportes, da Secretaria de Cultura, da ViaCiclo, da Pró-Bici, do IGEOF, da Secretaria Municipal do Continente, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, da Secretaria Municipal de Obras, da Secretaria Municipal da Saúde, da Secretaria Municipal de Transportes e da Polícia Militar.