23/08/2013 - SMTTDE - Turismo
Florianópolis ganha Fundo Municipal de Turismo
Setor turístico será impulsionado também pelo projeto que reduz a alíquota de ISS para realização de eventos

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeito assina projeto de lei que reduz de 5% para 2% o ISS para realização de eventos em Florianópolis

A partir de agora Florianópolis pode contar com verbas para financiar projetos e atividades que estimulam o desenvolvimento turístico. O prefeito Cesar Souza Júnior entregou ao mercado, na manhã de sexta-feira (23), o Fundo Municipal de Turismo – Fumturf. “É uma ferramenta para investir em ações turísticas, em atração de eventos e em qualificação dos espaços públicos relacionados ao turismo. É um compromisso de campanha que está sendo honrado. O desafio agora é dinamizar esse fundo pra que ele possa ser um grande promotor da atividade turística”, declarou o prefeito.

Outra boa notícia, que deve expandir mais um segmento do turismo na Capital, é o projeto encaminhado à Câmara de Vereadores que prevê a redução de 5% para 2% da alíquota de Imposto Sobre Serviço (ISS) que envolva eventos. A taxa atual é o principal entrave na captação de feiras e congressos, em comparação a outras cidades consideradas concorrentes.

Por receber milhares de visitantes de todo o mundo, a capital catarinense tem o setor como uma das duas maiores fontes de rendimento e que ainda contribui para a geração de empregos. A partir do novo fundo e com o projeto que pretende reduzir o ISS, será possível ampliar a oferta de eventos e atividades, contribuir para o aumento no fluxo e tempo de permanência de turistas na cidade e naturalmente aumentar a arrecadação do município.

“Com a redução do imposto, tornamos a cidade um destino mais competitivo na captação de eventos, nos igualamos ao Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que cobram 2% de ISS. Ao mesmo tempo, aumentamos a base de arrecadação, incentivando a formalização do setor”, afirmou a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista.

O Fumturf pode ser utilizado no financiamento total ou parcial de projetos, programas, atividades, eventos e serviços desenvolvidos pela Secretaria de Turismo de Florianópolis – Setur, além de permitir investimentos em capacitação. A receita do fundo será proveniente da Prefeitura, mas também poderá receber outros recursos públicos ou privados.