Em Santa Catarina, mais de 490 mil pessoas convivem com algum tipo de deficiência (PCDs), totalizando cerca de 6,9% da população com 2 ou mais anos de idade. Para promover a acessibilidade e inclusão na capital do estado, a Prefeitura de Florianópolis lança a Cartilha de Direitos da Pessoa com Deficiência. Este material reúne os benefícios disponíveis em âmbito federal, estadual e municipal, seguindo as orientações da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). Nesta cartilha, desenvolvida pela Assessoria Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, o leitor se informa sobre o direito à educação inclusiva; a carteira de identidade com simbologia de PCD; o atendimento prioritário em locais públicos e privados; o passe livre municipal em Florianópolis; o passe livre interestadual; a credencial para vaga de estacionamento reservada para pessoa com deficiência; a meia-entrada em eventos culturais, artísticos ou esportivos; e o benefício de prestação continuada (BCP).Através de suas secretarias municipais e da atuação em conjunto às entidades representativas, a Prefeitura vem aprimorando suas políticas públicas voltadas à PCD nas mais diversas esferas, como a de educação, transporte e saúde. Para o assessor de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Rafael Coimbra, a cartilha é uma boa ferramenta para conscientizar e educar de forma anticapacitista as pessoas que não têm deficiência sobre a importância destes benefícios.

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS - 24/04/2024

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS LANÇA CARTILHA DE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Rafael Coimbra- Assessor de Políticas Públicas Para Pessoas com Deficiência-PMF