A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, irá implantar o FloriParadesporto na rede municipal de ensino. O projeto quer garantir a todos os estudantes, sem exceção, o direito às práticas corporais na rede regular de ensino, englobando o paradesporto, atividade física adaptada (APA) e esportes adaptados. Para tanto, nesta semana, diversos professores de educação física passaram por formação.  Entre os conteúdos, foram abordados:  potencialidades da pessoa com deficiência e o capacitismo, classificação funcional no esporte paralímpico e deficiência física e seu perfil funcional.  Outros temas foram bocha paralímpica e as práticas inclusivas na escola, atletismo paralímpico na escola, autismo, e Síndrome de Down e a deficiência intelectual na ginástica artística adaptada. O   FloriParadesporto será colocado em prática ainda neste semestre em 21 escolas básicas. Serão beneficiados estudantes com algum tipo de deficiência, que praticarão atletismo nas modalidades de corrida, lançamentos e saltos.  Futuramente a natação poderá ser incluída. A Secretaria de Educação irá firmar convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina para ofertar a modalidade na piscina da instituição de ensino. A UFSC, inclusive, é um centro de referência do Comitê Paralímpico (CPD), segundo a Secretária da Educação, Fabrícia Luiz Souza, que também destacou o Floripa Alfabetizada:

EDUCAÇÃO CAPACITA PROFESSORES PARA O FLORIPARADESPORTO - 11/03/2024

EDUCAÇÃO CAPACITA PROFESSORES PARA O FLORIPARADESPORTO