A Prefeitura de Florianópolis está construindo um novo e pioneiro Complexo Integrado de Saúde que funcionará no espaço do antigo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, no bairro Carianos. Com 12 mil m², a estrutura composta por Hospital-Dia, UPA Sul, Policlínica, CAPS 24h, Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, Escola de Saúde Pública, entre outros serviços para atender à população na Capital Catarinense.  
Hospital-Dia 
O antigo prédio que abrigava o Aeroporto Internacional Hercílio Luz vai se transformar no primeiro Hospital Municipal da Capital, o Hospital-Dia de Florianópolis. A estrutura visa o atendimento de milhares de pacientes com procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, que representam 60% da fila de espera atualmente. 
A estrutura vai oferecer cirurgias eletivas, por meio de um centro de diagnóstico e atendimento especializado. A proposta é aliviar a demanda dos hospitais estaduais, que ficarão responsáveis por procedimentos mais complexos.  
Os pacientes serão encaminhados dos Centros de Saúde ou UPAs para o Hospital-Dia. A ideia é realizar o procedimento, ficar em observação por algumas horas e ganhar alta no mesmo dia - caracterizando o regime de Hospital-Dia, com período máximo de atendimento de 12 horas.  
Todos os serviços que, atualmente, são ofertados para o cidadão no Rio Tavares, serão transferidos para o Carianos junto com os servidores. 
Outros serviços
O Complexo também vai receber o primeiro Centro de Atenção Psicossocial 24 horas. Novidade no município, o local terá uma estrutura adequada para internações de pacientes com transtorno mental. O cidadão que necessitar do atendimento com urgência terá um serviço integrado à disposição.  
O projeto ainda prevê a instalação de um espaço exclusivo para o acolhimento de mulheres vítimas de violência física e sexual. Com funcionamento 24 horas, a nova estrutura contará com apoio médico e policial, tudo em um só lugar, centralizando o atendimento. A iniciativa é em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina.

">

NOVO HOSPITAL - 28/02/2024


NOVO HOSPITAL DIA DE FLORIANÓPOLIS TERÁ ESPAÇO EXCLUSIVO PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Áudio: Topázio Neto- Prefeito de Florianópolis