A terceira obra de engordamento de praia de Florianópolis chegou neste final de semana, à Jurerê Tradicional depois de 2,1 km de alargamento no lado internacional em apenas três semanas. Os serviços são conduzidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Infraestrutura.
Para Jurerê Internacional ser totalmente alargada falta apenas completar os 60 metros até o beach club Acqua Plage, o que vai acontecer ao final deste penúltimo trecho das obras. Também vale destacar que, a partir de agora, embora falte aumentar a faixa de areia de somente cerca de um terço da área prevista, ou seja, 1,28 dos 3,38 km de extensão do balneário, o trabalho vai demandar mais tempo. 
Continua em vigor a estratégia de interditar temporariamente as áreas a serem trabalhadas, bem como de liberá-las aos banhistas tão logo forem ficando prontas, após a autorização dos bombeiros, a cada dois a três dias. O tempo depende do aparecimento ou não de golfinhos na região porque daí é preciso parar momentaneamente as operações. 
O alargamento da praia de Jurerê, iniciado no dia 26 de janeiro, será o maior já feito em Florianópolis. É que o aumento da faixa de areia vai abranger os seus 3,38 km - tanto a parte internacional quanto tradicional. A expectativa é a de que as obras recuperem a orla da praia - para que tenha faixa de 40 metros que se estabilize em 30 metros após a conformação natural pela maré - e contenham a erosão marítima. Apenas um pequeno trecho de cerca de 50 metros próximo ao costão que faz divisa com Canajurê não será alargado por conta do Rio das Ostras. 
As obras contam com as devidas licenças ambientais provisória e de instalação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Elas representam um investimento de R$ 24,79 milhões, sendo que metade desse valor será pago pelo governo do Estado.

">

JURERÊ TRADICIONAL - 19/02/2024


OBRA DO ENGORDAMENTO CHEGA À JURERÊ TRADICIONAL

Áudio: Dino Montêz-Rádio PMF