A Prefeitura de Florianópolis já liberou os primeiros 610 metros da praia de Jurerê. Isso foi possível em apenas uma semana, uma vez que a draga holandesa lesse, iniciou os trabalhos no trecho foram concluídos nesta sexta-feira (2). As obras estão sendo conduzidas pela Secretaria dos Transportes e Infraestrutura. 
A OBRA EM JURERÊ
O alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito na cidade. Com isso, a Prefeitura de Florianópolis busca tanto recuperar a orla da praia quanto conter a erosão marinha. A expectativa é a de que, com as obras, a faixa de areia chegue a 40 metros, e se estabilize em 30 metros, após a conformação natural pela maré. 
O SERVIÇO DE DRAGAGEM 
A dragagem corresponde à escavação de areia do fundo do mar com o auxílio de um tipo especial de embarcação, no caso, a draga auto transportadora de arrasto (tipo Hopper) holandesa lesse. A embarcação é resistente às intempéries, o que significa dizer que atua mesmo em dias de chuva.  
O trabalho, efetivamente, funciona assim: após extrair o material, a draga é deslocada até 200 metros da orla – essa distância evita que ela encalhe na areia da praia em si - para ser acoplada a uma tubulação de 450 metros. Efetuado o acoplamento, a draga bombeia a areia para transportá-la pela tubulação até o balneário e, na sequência, ela é espalhada por tratores. 

">

PRAIA DE JURERÊ - 05/02/2024


BANHISTAS JÁ PODEM APROVEITAR PRIMEIRO TRECHO DO ENGORDAMENTO DA PRAIA DE JURERÊ

Áudio: Topázio Neto- Prefeito de Florianópolis