Em Florianópolis, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos orienta o usuário a separar os resíduos em quatro frações: recicláveis mistos (metal, plástico, papel/papelão), vidro, orgânicos compostáveis e rejeito. Até 2030, estabelece a meta de desviar do aterro sanitário 90% dos resíduos orgânicos e 60% dos recicláveis secos.
ECOPONTOS DA SMMA
Em expansão, com previsão de ampliação para 13 ecopontos, a rede já abrange os bairros Itacorubi, Morro das Pedras, Canasvieiras, Capoeiras, Rio Vermelho, Ingleses, Monte Cristo, Coloninha e Costeira.
O QUE SÃO
Equipamentos públicos com infraestrutura e atendimento para gerenciamento ambientalmente adequado de resíduos entregues de forma segregada por pequenos geradores (até um metro cúbico).
O QUE PODE
Usuários podem entregar nos Ecopontos resíduos de construção, demolição e volumosos, verdes como podas de árvores, orgânicos compostáveis (restos de comida), óleo de cozinha, recicláveis secos, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, esponjas, material escolar inservível, cápsulas de café, roupas, calçados e livros para reuso.
COMO FAZER
Os resíduos devem ser colocados de forma separada em suas respectivas caixas no Ecoponto para que a Smma possa dar o destino final ambientalmente adequado a cada um dos materiais.

COLETA CONVENCIONAL OU SELETIVA - 07/02/2024

RESÍDUOS DEVEM SER COLOCADOS NA RUA NO DIA E HORÁRIO CERTOS, CONFORME ROTEIROS DE COLETA CONVENCIONAL OU SELETIVA

Áudio: Topázio Neto- Prefeito de Florianópolis