Reconhecimento é feito a produtos que apresentam qualidade única e características do seu local de origem
A Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, junto da FEAQ (Federação de Empresas de Aquicultura) e Sebrae/SC entregaram o documento oficial de solicitação do selo registro de Indicação Geográfica (IG) Ostras de Floripa ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O reconhecimento é fornecido a produtos que apresentam qualidade única e características do seu local de origem, agregando valor, vendendo mais, atraindo turistas e aumentando as exportações. 
Atualmente, a região da Grande Florianópolis é responsável por 90% do abastecimento do mercado de ostras no Brasil, sendo considerada a Capital Nacional da Ostra. As ostras são das espécies Crassostrea gigas e Crassostrea gasar, comercializadas vivas e desconchadas. A Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra) de 2023 conquistou aproximadamente 60 mil pessoas.
As “Ostras de Florianópolis” são reconhecidas nacionalmente, um trabalho que dura mais de 40 anos. Eles passam por observações sensoriais, verificação de indicadores de frescor e exames em laboratório, que verificam a qualidade da água e das ostras. O procedimento é necessário para que elas recebam os selos de inspeção municipal, estadual e federal.

">

FEAQ - 13/12/2023


PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS, FEAQ SOLICITA SELO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DAS OSTRAS DE FLORIPA AO INPI

Áudio: Juliano Richter Pires- Sec. Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia-PMF