Serão instaladas lixeiras, bituqueiras, pontos de energia, Ecopontos, entre outras melhorias
Revitalizar os espaços públicos da comunidade do Morro do Mocotó em Florianópolis, degradados pelo acúmulo de resíduos, e transformá-los em ambientes sustentáveis é o objetivo que o Programa Bairro Educador tem ao lançar o projeto de limpeza, organização e reciclagem ‘Bairro Educador, Bairro com Amor’, tendo os estudantes como protagonistas do processo.
“Queremos inspirar os estudantes do Programa, suas famílias e a comunidade em geral, ao adotar práticas ambientalmente responsáveis”, destaca Latrônico Junior, Coordenador Institucional do Instituto Escola Cidadã (IEC), instituição que executa o Programa Bairro Educador para a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
DA TEORIA PARA A PRÁTICA
Latrônico explica que o projeto começou a partir de uma análise crítica, em que percebeu que muitos resíduos, como plástico, papel, bituca de cigarro e até lixo orgânico eram deixados nas vias do morro, ora por falta de contêineres apropriados para recolhimento do lixo, ora por falta de conscientização da comunidade.
PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
A ideia é que a sede do Morro do Mocotó seja a primeira desse projeto, para que possa ser reproduzido nas outras 11 sedes do Programa Bairro Educador.
Para esta ação, o Programa contará com o auxílio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Autarquia de Melhoramentos da Capital/Comcap – FLORAM.
SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS
Nessa parceria, também consta o projeto ‘Minhoca na Cabeça’ (caixa de minhocário), ‘Projeto Horta’ (com mudas de hortaliças e composto orgânico para horta) e, em paralelo a eles, será realizado o trabalho de conscientização sobre a importância da separação correta do lixo, bem como sua reciclagem.

MORRO DO MOCOTÓ - 14/12/2023

PROGRAMA BAIRRO EDUCADOR TRAZ PROJETO DE LIMPEZA, ORGANIZAÇÃO E RECICLAGEM PARA O MORRO DO MOCOTÓ

Áudio: latrônico Junior-Programa Bairro Educador-PMF