A Prefeitura de Florianópolis anunciou que o sistema binário da Lagoa da Conceição foi liberado ao trânsito às 6 horas desta quarta-feira (13). A liberação contou com a presença do Prefeito Topázio Neto.
Por conta disso, trechos ou a totalidade de quatro vias da região vão passar a ter sentido único: a Avenida das Rendeiras, a Rua Mandala, a nova via implantada em paralelo às Rendeiras e a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago, estrada geral da Joaquina
Assim, o motorista que sair da ponte da Lagoa em direção às praias do Leste vai transitar por 660 metros das Rendeiras em pista simples, pegar a Rua Mandala à direita e percorrê-la por 100 metros até alcançar a nova via à esquerda, que tem cerca de 650 metros de extensão e termina na Acácio Garibaldi. Ali, o condutor pegará a estrada geral da Joaquina à direita, se quiser ir nessa praia, ou a SC-406 (Rodovia João Gualberto Soares) quase em frente, caso queira chegar à Praia Mole ou seguir adiante. Já quem vir de um desses destinos em direção ao Centro da cidade, vai deslocar-se pelas Rendeiras em pista dupla até a altura da Rua Mandala, e depois seguir em pista simples margeando a lagoa.
MAIS OBRAS COMPLEMENTARES
Dos serviços previstos para a nova via, ficará para o início de 2024 a conclusão de um pequeno trecho dos passeios (calçadas) nos dois lados e as implantações da ciclovia bidirecional (igualmente semelhante à das Rendeiras) à direita e da iluminação pública, que terá 31 postes com luminárias LED. Além da ciclorrota, na Rua Mandala. Essas novas estruturas cicloviárias vão praticamente ligar internamente a ciclovia bidirecional da Avenida das Rendeiras à ciclovia unidirecional da Avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago, já que bastará apenas atravessar essas duas vias.
TRANSPORTE COLETIVO
Agora, os usuários do transporte coletivo contam com três novos pontos de ônibus na nova via do binário. Apesar de uma distância de cerca de 400m entre os abrigos, os passageiros vão ganhar em tempo de viagem por conta da maior fluidez de trânsito. Com a nova intervenção, as seguintes linhas terão os itinerários alterados: 300 - Madrugadão Leste, 360 - Barra da Lagoa, 363 - Joaquina, 840 - TICAN / TILAG via Barra da Lagoa, 850 - TILAG / Rio Vermelho via Cidade da Barra, 2120 - Executivo Barra da Lagoa. Confira mais informações sobre as mudanças de rota pelo aplicativo Floripa no Ponto ou pelo site do Consórcio Fênix.

BINÁRIO DA LAGOA DA CONCEIÇÃO - 13/12/2023

BINÁRIO DA LAGOA DA CONCEIÇÃO FOI LIBERADO AO TRÂNSITO ÀS 6 HORAS DESTA QUARTA (13)

Áudio: Topázio Neto- Prefeito de Florianópolis