Prevenção combinada, tratamento imediato e combate ao preconceito, estigma e desinformação são os pilares da luta contra o HIV/aids em Florianópolis. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde tem conseguido inverter a curva de casos no município: entre 2019 e 2022, houve redução em mais de 20% nos novos casos de HIV e mais de 26% nos casos de aids. 
1) TESTAGEM PARA HIV E ISTs
Testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C são indicados para adultos e adolescentes que possuem vida sexualmente ativa, devendo ser realizados pelo menos uma ou duas vezes por ano. Em casos de práticas de risco, como relações sexuais sem preservativo, esses exames devem ser feitos com mais frequência. 
Também é possível realizar nos quatro Centros de Testagem e Resposta rápida (CTRr), por meio do bit.ly/agendamentotesterapidoist ou WhatsApp: CTRr Centro (48 99121 5517 ou 48 99111 7102), CTRr Continente (48 99959 3242), CTRr Norte (48 98849 4499) ou CTRr Sul (48 99603 4203).
2) AUTOTESTES DE HIV
Residentes de Florianópolis também podem solicitar autotestes de HIV pelo site www.ahoraeagora.org. Os testes podem ser recebidos pelo correio, retirados em um armário digital, localizado no Terminal Rodoviário Rita Maria, ou unidade de saúde. A iniciativa é uma parceria com o projeto “A Hora é Agora”. 
3) TRATAMENTO PARA HIV
Pessoas vivendo com HIV podem iniciar o tratamento e realizar cuidados de rotina no Centro de Saúde com médicos e enfermeiros devidamente qualificados, sendo possível escolher qual unidade realizar o acompanhamento. Situações de maior vulnerabilidade e complexidade contam com apoio da equipe de infectologistas dos CTRr, após encaminhamento do Médico de Família.
Uma pessoa que vive com HIV, recém diagnosticada, inicia o tratamento no mesmo dia. Para conhecer os serviços dos CTRr, acesse: https://linktr.ee/ctrrsusfloripa
4) RESGATE DO TRATAMENTO
O CTRr também faz busca ativa das pessoas vivendo com HIV que interromperam o tratamento ou ainda não iniciaram e oferecem agendamento de consulta para iniciar/reiniciar o acompanhamento. 
5) COMUNICAÇÃO DE PARCERIAS SEXUAIS
A partir do diagnóstico de HIV, os enfermeiros que atuam no CTRr ofertam ao paciente serviço anônimo e sigiloso de aviso de suas parcerias sexuais. O paciente é livre para escolher opções diversas de comunicação com essas parcerias para que elas façam o teste de HIV.  
6) TRATAMENTO DE HIV PELOS CORREIOS
Outra ação inovadora, desenvolvida em parceria com o A Hora é Agora, é a entrega de medicamentos para pessoas vivendo com HIV pelos correios, de forma sigilosa no endereço escolhido. Florianópolis é a primeira cidade do país a oferecer esse serviço de forma oficial.  Para acessar o serviço a pessoa pode entrar em contato pelo WhatsApp com o número (48) 9 9177-2669.
7) PREVENÇÃO COMBINADA
A Secretaria Municipal de Saúde segue as mais modernas evidências do combate ao HIV e aplica o conceito de “prevenção combinada” quanto à disseminação do vírus, medida também indicada pelo Ministério da Saúde. 
* Preservativos externos e internos e gel lubrificante:  disponíveis gratuitamente em qualquer unidade de saúde do município.

">

QUEDA NOS CASOS DE HIV E AIDS - 01/12/2023


COM MEDIDAS EFICAZES DA SECRETARIA DE SAÚDE, FLORIANÓPOLIS REGISTRA QUEDA NOS CASOS DE HIV E AIDS

Áudio: Dino Montêz- Rádio PMF