A Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Guarda Municipal e Serviço Social da prefeitura, além do apoio da Polícia Militar e da Policia Civil, continua com o trabalho em equipe de abordagens no centro e bairros da cidade. O Objetivo é verificar de perto a situação de moradores de rua, segurança da população em geral, evitando violência praticada contra pedestres que utilizam vias públicas, sendo agredidos e até com crime de homicídio, como ocorreu no Largo da Alfândega.
O Serviço de Abordagem Social oferta de forma contínua e programada trabalho social de abordagem e busca ativa, identificando nos territórios a incidência de adultos em situação de rua. Dessa forma busca a resolução de necessidades imediatas evitando os riscos que a rua oferece, promovendo encaminhamentos ao Centro POP, Hospitais Gerais, IPQ, demais serviços de saúde oferecidos pelo município, além de promover a articulação com outros atores da rede.
O serviço se caracteriza enquanto proposta de atendimento sócio-educativo, com o compromisso restabelecer vínculos familiares e comunitários de adultos em situação de rua, identificando ainda situações de violação de direitos. Esse trabalho será reforçado, segundo Topázio Neto, evitando qualquer tipo de violência que possa ocorrer novamente na párea central, envolvendo moradores de rua.

MORADORES DE RUA - 10/11/2023

PREFEITURA REFORÇA TRABALHO DE ABORDAGENS NA CAPITAL COM MORADORES DE RUA