Utilizando um robô com sensor de ondas cerebrais, o professor de história Felipe Salvador Weissheimer encontrou um jeito diferente de trabalhar o desenvolvimento da concentração mental e a atenção plena entre os estudantes da Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no bairro Rio Vermelho.
Durante a atividade, que ocorre uma vez por semana nas aulas de história, os jovens ganham uma experiência de autoconhecimento e discutem o uso excessivo dos celulares e a dependência psicológica em relação ao mundo digital atualmente.
A ideia é que todos os 120 matriculados no 8º ano matutino da escola utilizem o equipamento até o final do ano.
O sensor de ondas cerebrais (eletroencefalograma educacional) é um dispositivo que fica enfaixado na cabeça do estudante e conectado a um robô em formato de aranha, que responde aos comandos do “mestre”, conforme seu grau de concentração. Dessa forma, quando o estudante está distraído, o robô aranha anda; já quando está concentrado, o robô para. “Embora o desafio seja manter a máquina parada, o grande ganho está na experiência, pois os estudantes conseguem perceber, na prática, o funcionamento dos seus cérebros”, explicou Felipe Salvador.
O professor também relatou que após a interação com o robô, a concentração dos adolescentes em sala de aula, o engajamento nas atividades escolares e a relação entre educador e educandos melhoraram significativamente.
“Este é um projeto que demonstra como a tecnologia, se bem utilizada, pode ser uma grande parceira da Educação, até mesmo em temas como a inteligência emocional. Toda escola só tende a ganhar! ”, concluiu o professor.

Robô com sensor de ondas - 20/10/2023

Robô com sensor de ondas cerebrais incentiva estudantes da EBM Maria Conceição Nunes a desenvolverem concentração mental7

Áudio: Felipe Salvador- Professor-SME-PMF