A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Guarda Municipal, vem orientando os condutores de patinetes nos cuidados que devem ser tomados na utilização desse equipamento que se, tornou preferência para deslocamento em pequenos percursos. Os patinetes elétricos, que há rodam na cidade há meses, podem ser um risco no trânsito e exigem cuidados por quem utiliza e por motoristas. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nem é possível multar os maus usuários, mas o respeito deve ser tomado na utilização da ferramenta na capital e obedecer algumas regrinhas básicas. A recomendação é usar os patinetes em ciclovias e ciclofaixas ou, em último caso, calçadas.
A Guarda Municipal da Capital, orienta os usuários a seguirem normas do Código de Trânsito Brasileiro e andar em baixa velocidade nos passeios públicos. A empresa Whoosch, que venceu a licitação dos equipamentos, já baixou o limite de velocidade dos patinetes justamente para evitar acidentes. Outra dica é não abrir mão do capacete
DICAS IMPORTANTES DA GUARDA MUNICIPAL:
– não sair do perímetro indicado
– evitar cair em bueiros
– não brincar com os patinetes
– usar capacete
– usar ciclovias
– utilizar as duas mãos no guidão
Todos os cidadãos que utilizam essa ferramenta, seja para o lazer ou mesmo se deslocar para o trabalho, deve respeitar o próximo e redobrar cuidados à circular pelas vias da cidade. “ O respeito deve vir de todos, o trânsito de hoje é bem complicado e inseguro”, frisa o prefeito Topázio Neto.

UTILIZAÇÃO DOS PATINETES NA CAPITAL - 09/10/2023

GUARDA MUNICIPAL ORIENTA: MUITO CUIDADO E RESPEITO NO TRÂNSITO COM A UTILIZAÇÃO DOS PATINETES NA CAPITAL

Áudio: Topázio Neto-Prefeito de Florianópolis