A conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental é o foco central das ações, alinhadas com a campanha nacional "Setembro Amarelo", que visa a prevenção do suicídio. De acordo com informações do Ministério da Saúde, uma a cada cinco pessoas apresenta depressão em algum momento da vida. A depressão, por sua vez, é o transtorno mais associado ao suicídio, como pontua a entidade.  
Em Florianópolis, foram realizados cerca de 40 mil atendimentos em saúde mental, em diferentes serviços, apenas no ano de 2022, demonstrando o compromisso contínuo com as necessidades da comunidade. Neste ano, reforçando os cuidados com a temática, a Secretaria Municipal de Saúde pretende fazer dessas iniciativas uma parte constante do calendário anual.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população que necessitar de apoio em saúde mental entre em contato com sua Equipe de Saúde da Família Centro de Saúde de referência. Esse é o acesso prioritário aos cuidados em saúde, inclusive à saúde mental. Além disso, o município conta com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que dispõem de equipes multiprofissionais para atendimento de pessoas com transtornos mentais graves, incluindo aquelas com necessidades vinculadas ao uso de álcool e drogas. 
A promoção de ações em saúde mental é uma força-tarefa de todas as instâncias municipais, uma vez que o suicídio se constitui de um grave problema de saúde pública, que abrange todas as faixas etárias, gêneros e etnias. A Secretaria Municipal de Saúde reforça à população que buscar ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza.
A conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental é o foco central das ações, alinhadas com a campanha nacional "Setembro Amarelo", que visa a prevenção do suicídio. De acordo com informações do Ministério da Saúde, uma a cada cinco pessoas apresenta depressão em algum momento da vida. A depressão, por sua vez, é o transtorno mais associado ao suicídio, como pontua a entidade.  Em Florianópolis, foram realizados cerca de 40 mil atendimentos em saúde mental, em diferentes serviços, apenas no ano de 2022, demonstrando o compromisso contínuo com as necessidades da comunidade. Neste ano, reforçando os cuidados com a temática, a Secretaria Municipal de Saúde pretende fazer dessas iniciativas uma parte constante do calendário anual.A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população que necessitar de apoio em saúde mental entre em contato com sua Equipe de Saúde da Família Centro de Saúde de referência. Esse é o acesso prioritário aos cuidados em saúde, inclusive à saúde mental. Além disso, o município conta com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que dispõem de equipes multiprofissionais para atendimento de pessoas com transtornos mentais graves, incluindo aquelas com necessidades vinculadas ao uso de álcool e drogas. A promoção de ações em saúde mental é uma força-tarefa de todas as instâncias municipais, uma vez que o suicídio se constitui de um grave problema de saúde pública, que abrange todas as faixas etárias, gêneros e etnias. A Secretaria Municipal de Saúde reforça à população que buscar ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza.

">

SETEMBRO AMARELO - 18/09/2023


PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS PROMOVE AÇÕES EM PROL DA SAÚDE MENTAL NO SETEMBRO AMARELO

Áudio: Dino Montêz-Rádio PMF