A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria de Educação, está realizando um ciclo de capacitação aos profissionais das escolas municipais para tratar o gerenciamento adequado de resíduos nas unidades, dentro das ações previstas no programa Escola Lixo Zero. 
Ao total, serão 38 encontros de 8 horas cada, focados na elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS, sua implementação e operacionalização. Em julho, diretores, nutricionistas, profissionais de limpeza e cozinha participaram dos encontros. 
Em março, a Prefeitura realizou a implantação das primeiras composteiras integrantes do Escola Lixo Zero em 35 unidades de ensino da rede pública, no sistema de caixa dágua. Os kits têm capacidade para tratamento de 350 quilos de resíduos por mês e utilizam um método de compostagem desenvolvido em Florianópolis, de leiras termofílicas, conhecido como método UFSC. 
ECOPONTO
Desde junho já está disponibilizado aos moradores da Costeira do Pirajubaé, o novo ecoponto que fica na rua Avenida Jorge Lacerda, nº 1374, ao lado do NEIM Costeira, atendendo a população da região com a possibilidade de entrega voluntária de materiais que não são coletados pelas modalidades tradicionais de coleta. 
Florianópolis já conta com oito ecopontos, capacidade que foi aumentada ainda com a adição recente de outros dois novos ecopontos, no Rio Vermelho e Ingleses. "Com 5 deles, o atendimento mensal já passava dos 9 mil usuários e quase 12 mil toneladas de resíduos ao ano eram destinados da melhor forma. Eletrodomésticos, madeira, pneus, entulho e óleo de cozinha são alguns dos itens que podem ser entregues nas caixas estacionárias instaladas no novo espaço, de acordo com a indicação de separação de materiais disponível. 
O horário de funcionamento é das 7h às 18h. Conhecendo as demandas das diferentes regiões, conseguimos distribuir os ecopontos em locais estratégicos e ampliar cada vez mais a eficácia do sistema", enfatiza o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

">

IMPLANTAÇÃO DO ESCOLA LIXO ZERO - 14/08/2023


PREFEITURA AVANÇA IMPLANTAÇÃO DO ESCOLA LIXO ZERO COM CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL

Áudio: Fábio Braga-Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-PMF