Também estão na agenda uma série de atividades formativas e voltadas para profissionalizar o setor na Capital e região, entre elas a Capacitação em Economia Criativa com Foco em Elaboração de Projetos Culturais, o Curso de Violência de Gênero nas Relações de Trabalho e Branding e Marketing para pessoas e pequenos negócios.
GAMES E TECNOLOGIA EM ALTA
Para os aficionados por tecnologia e games, o Floripa Conecta terá uma série de iniciativas que vão desde eventos de entretenimento, como o Geek Road Floripa e o Stun Game Festival, até atividades voltadas para o intercâmbio e rodadas de negócios do setor. Vale pontuar que o setor de tecnologia hoje representa cerca de 6,5% do PIB de Santa Catarina, segundo dados da edição mais recente do Observatório Acate (referente a 2021).
“Quando falamos em cultura de Florianópolis, é comum vir à mente características ligadas ao artesanato, à arte e praias. Nessa reflexão, é necessário reconhecer e incluir também a tecnologia, que vem junto e está intimamente ligada à cultura do município. Não à toa, somos reconhecidos como a segunda cidade mais inteligente e conectada do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities. Sem dúvida, o Floripa Conecta será uma importante união de todos os potenciais criativos das pessoas e do município”, afirma Iomani Engelmann, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).
ATRAÇÕES POR TODA A CIDADE E PARA O PÚBLICO INFANTIL
Este ano, mais uma vez o Floripa Conecta agrega eventos realizados em diferentes bairros — um convite à população a redescobrir e reconhecer a cidade. Um dos projetos que integram a programação, por exemplo, é a Visita Guiada Fortaleza de São José da Ponta Grossa e  o Festival Viva Floripa, com edições no Centro e na região continental de Florianópolis.
Destaque ainda para a agenda de atrações para o público infantil, como o Robótica no Parque, indicado para crianças de 6 a 8 anos; e o Trilhas de Criança, que promove experiências afetivas com os biomas da Ilha para o público infantil.
“O comércio também se beneficia de regularidade no movimento, planejando os estoques para melhor atender os turistas e moradores. Com a conexão criada pelo Floripa Conecta, ainda mais neste ano com a ampliação para o mês inteiro, essa realidade muda e toda a cidade ganha”, pontua o presidente da CDL Florianópolis, Júlio Geremias.

MAIS DE 100 MIL PESSOAS EM AGOSTO

O Floripa Conecta 2023 é fruto da união das principais entidades da cidade: Sebrae, CDL, ACIF, Acate e Prefeitura de Florianópolis.  O movimento foi criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico da Capital e região por meio da união de atores importantes do setor de tecnologia, do turismo e toda a indústria criativa.
“Estamos orgulhosos de ter contribuído desde a origem. Junto aos demais parceiros,  criamos um ambiente motivado para a conexão entre os setores, fortalecendo a sinergia entre tecnologia, turismo e economia criativa”, afirma Bernardi, presidente da Acif. Para ele, a expansão significativa no número de participantes reflete o reconhecimento do Floripa Conecta como um movimento relevante, mostrando que está cumprindo seu propósito de fortalecer a economia criativa local.
O SETOR CRIATIVO EM NÚMEROS
Estudo divulgado no primeiro semestre deste ano pelo Observatório Itaú Cultural sobre a importância da cultura e da criatividade para o PIB brasileiro mostrou que o setor da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas do Brasil (Ecic) apresenta estabilidade em termos de contribuição para a economia do país.
Santa Catarina está entre os estados que apresentaram maior contribuição para o PIB da Ecic, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que também são os estados com maior quantidade de empresas culturais e criativas. Por aqui, são 243.504 empresas, com destaque para os segmentos de moda, desenvolvimento de jogos e softwares e atividades artesanais.
No cenário catarinense, Florianópolis se destaca. De acordo com o Observatório de Negócios do Sebrae SC, a Capital ocupa o primeiro lugar no ranking municipal das empresas ativas na economia criativa. Atividades ligadas à comunicação, audiovisual e música foram as que mais cresceram entre pequenos negócios em 2023.
Quando se faz um recorte do setor de tecnologia, especificamente, os números são ainda mais interessantes. Segundo o Observatório Acate, a Grande Florianópolis tem cerca de 7,3 mil empresas que empregam 38 mil colaboradores e têm um faturamento anual de R$ 10,2 bilhões — cerca de 6,5% do PIB do Estado.
A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FLORIPA CONECTA ESTÁ NO SITE  FLORIPACONECTA.COM.BR

Floripa Conecta 2023
De 1º a 31 de agosto de 2023, em Florianópolis, Santa Catarina.
Site: floripaconecta.com.br
Instagram: @floripa.conecta

Para saber mais:
Thaynan Mariano / Executivo Floripa Conecta / (48) 99129-0065 / @thaynanmariano
Fabricio Faustin (Balaclava Studio) / Diretor de Comunicação / (48) 99809-6847 / @fabriciofaustin

Yasmine Holanda / Comunicação Institucional / (48) 99953-8576 / @yasmineholanda
Carol Macário / Comunicação Institucional / (48) 99930-5598 / @carolmacarioo
Juliana Rabelo /  Comunicação Digital / (48)  99675-5696 / @jurabelo

FLORIPA CONECTA TERÁ FESTIVAIS DE CINEMA E GAMES - 26/07/2023

FLORIPA CONECTA TERÁ FESTIVAIS DE CINEMA E GAMES, MÚSICA E EVENTOS DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Áudio: Prefeitura Municipal de Florianópolis