O processo ocorrerá em duas etapas, online e presencial

As novas matrículas do ensino fundamental na rede municipal de Florianópolis que ocorrerão em dezembro terão o processo dividido em duas etapas distintas e complementares.
A primeira deve ser realizada no site da Prefeitura de Florianópolis. O sistema ficará disponível a partir das 10h do dia 5 de dezembro até as 12h do dia 8 do mesmo mês. Já a segunda etapa, deverá ser feita com a validação da documentação junto às unidades educativas, até o dia 8 de dezembro das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, as matrículas ocorrerão a partir do 1° dia letivo de 2023, diretamente nos núcleos e polos da modalidade.
Para as novas matrículas no 1º ano do ensino fundamental, estarão habilitadas as crianças que tenham 6 anos completos até 31 de março de 2023  e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, que possuam 15 anos completos no ato da matrícula. As rematrículas serão automáticas.
As crianças que vão para o ensino fundamental, pois já frequentaram em 2022 o grupo 6 dos núcleos de educação infantil municipais ou estudantes das escolas municipais da Capital que não atendem ao ciclo completo da Educação Fundamental deverão fazer o que é chamado de matrícula interna. Os familiares deverão fazer isso de 21 a 24 de novembro.
Os estudantes rematriculados na rede municipal que pretendem realizar a transferência interna de unidade educativa têm o prazo de 28 de novembro a 1° de dezembro.
Para mais informações, acesse a portaria n° 723/2022, que se encontra disponível para download no site da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Cronograma:
Rematrícula
Automática
Matrícula interna
Prazo: 21/11 a 24/11
2ª etapa: Entrega da documentação na unidade educativa.
Para as crianças que vão para o ensino fundamental, pois já frequentaram em 2022 o grupo 6 dos núcleos de educação infantil municipais ou estudantes das escolas municipais da Capital que não atendem ao ciclo completo da Educação Fundamental.
Transferência interna
Prazo: 28/11 a 1°/12
2ª etapa: Entrega da documentação na unidade educativa.
Estudantes rematriculados na Rede Municipal de Ensino e que pretendem mudar de Unidade Educativa

Novas matrículas
Prazo: 5/12 a 8/12
2ª etapa: Entrega da documentação na unidade educativa.
Estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis que não participaram de outros processos previstos na portaria n° 723/2022 e estudantes outras redes de ensino.
Documentos exigidos:
matrícula interna, transferência interna e novas matrículas
    • Certidão de Nascimento ou Documento de identificação do estudante, com foto, número do CPF e com validade em todo território nacional;
    • Documento de identificação dos pais e/ou responsável legal pelo estudante, com foto, número do CPF e com validade em todo território nacional;
    • Comprovante de Residência dos pais ou responsável legal, atualizado até 3 meses anteriores à solicitação (fatura de água, energia elétrica, telefone, contrato de aluguel, fatura de cartão de crédito ou declaração do agente de saúde). Caso o comprovante de residência não esteja no nome de um dos integrantes da família anexar declaração do proprietário da residência que está em anexo na portaria 723/2022).
    • Certificado de atualização vacinal do estudante, emitido pelos Centros de Saúde do Município de Florianópolis, atualizado e com validade até 03 (três) meses anteriores à matrícula;
    • Atestado de Frequência, Atestado de Matrícula ou Boletim Escolar, com a indicação do ano/etapa que o estudante deverá frequentar no ano letivo de 2023 (somente para novas matrículas).
Matrícula na EJA
    •  Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade com foto, número do CPF e com validade em todo território nacional.
    • Comprovante de Residência
Áudio do diretor de Planejamento e Dados Educacionais (Diped) da Prefeitura de Florianópolis / Eduardo Gutierres

Novas matrículas do ensino fundamental - 08/11/2022

Novas matrículas do ensino fundamental da Prefeitura de Florianópolis serão abertas em dezembro