A Secretaria Municipal de Saúde abriu o primeiro Centro de Referência para Dengue (CRD) no norte da ilha. A decisão foi tomada em função do aumento do número de casos suspeitos para a dengue, especialmente na região norte do município. A estrutura funciona anexa à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, em Canasvieiras, e tem expectativa de atender 150 pessoas por dia. O funcionamento ocorre das 7h às 19h. 
O Centro de Referência para a Dengue atenderá exclusivamente casos suspeitos da doença. Será possível realizar avaliação clínica, testagem e coleta de exames laboratoriais, além da assistência em saúde, inclusive com hidratação venosa para os pacientes. O atendimento contará com testes rápidos, que apresentam resultados em minutos, a fim de anteceder o diagnóstico e mitigar a possível evolução dos casos. 
Além desta primeira unidade na região norte, o plano de contingência da Secretaria Municipal de Saúde prevê a abertura de até três pontos adicionais, a depender da evolução dos casos. Os demais CRD funcionarão na UPA Continente, Sul e na Policlínica da Mulher e da Criança, caso necessário. A estratégia tem o objetivo principal de não sobrecarregar as demais unidades de saúde. 
A orientação é que a população busque a unidade de saúde mais próxima ou ligue no Alô Saúde Floripa (0800 333 3233) e realize hidratação aos primeiros sintomas de dengue. Além disso, a prevenção do mosquito da dengue continua sendo a forma mais eficaz de combate à doença. É imprescindível que a comunidade realize a limpeza das residências, não deixe água parada, possibilite o trabalho dos agentes e denuncie possíveis focos de dengue no ZAPDenúncia, canal oficial da Prefeitura, por meio do WhatsApp 0800 808 0155.

">

DENGUE - 01/03/2024


PREFEITURA ABRIU CENTRO DE REFERÊNCIA CONTRA A DENGUE NO NORTE DA ILHA

Áudio: Topázio Neto- Prefeito de Florianópolis