PROCESSOS ELETRÔNICOSSecretaria Municipal da Fazenda |
O Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos é mais uma ação da Prefeitura de Florianópolis para a consolidação de um novo modelo de gestão que busca a modernização com tecnologia e transparência.
Através dele, as pessoas poderão solicitar serviços pela internet e acompanhar de forma virtual o trâmite na prefeitura até o resultado final. Inicialmente, sete serviços estarão disponíveis: autorização para corte e poda de árvores, autorização para utilização de espaço público, certidão de zoneamento, consulta de viabilidade para construção, aprovação de projetos, habite-se e aprovação de projetos com alvará.
Não será mais necessário ir ao Pró-Cidadão para solicitar esses serviços. Basta acessar o sistema pela internet, formular o pedido e informar alguns dados. Para as solicitações que exigem documentos complementares será possível enviar o material digitalizado. O pedido é encaminhado pelo sistema para o setor responsável e o cidadão acompanha on-line todo o trâmite até a conclusão. Isso significa mais agilidade e transparência nas ações da Prefeitura de Florianópolis.
A tramitação do documento é registrada por meio de assinatura e protocolo digital, que, no ambiente virtual, substituem o carimbo e a assinatura física atualmente feita no papel. Dessa forma, o cidadão poderá saber quando – em que dia e horário – seu pedido chegou a um setor e qual funcionário o recebeu. Também tem a garantia de que os documentos ou dados não foram modificados.