3ª Roda de Negócios Teatrais

Curadores de alguns dos mais importantes festivais de artes cênicas do Brasil estarão na cidade de Florianópolis a convite do Floripa Teatro – 23º Festival Isnard Azevedo para participarem da 3ª Roda de Negócios Teatrais. A 3ª Roda de Negócios Teatrais se trata de um espaço no qual os artistas e grupos teatrais da cidade de Florianópolis terão a oportunidade de conhecer curadores e programadores de grandes festivais do país, apresentando a estes o portfólio de seu grupo e espetáculos em repertório. O objetivo da ação é facilitar e criar novas possibilidades de network dos grupos da cidade com produtores culturais de outras regiões do país, viabilizando, assim, a possibilidade de acesso à programação de grandes festivais, abrindo portas para a circulação de seus trabalhos. Ações semelhantes são realizadas em importantes festivais brasileiros e a iniciativa tem sido considerada um espaço que vai ao encontro das novas políticas culturais – em sua dimensão econômica – criando espaço e ambiência propícios para a interlocução entre artistas e agentes culturais diversos. A 3ª Roda de Negócios Teatrais integra a programação do Floripa Teatro – 23º Festival Isnard Azevedo e será realizada nos dias 19 de setembro de 2018, no auditório da Casa da Memória de Florianópolis, na Rua Padre Miguelino, Centro de Florianópolis/SC. Nesta edição, o evento contará com a presença de representantes de importantes festivais de teatro como: Alexandre Vargas (curador do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre); Michele Milani (curadora do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília); Maria Teresinha Heimann (curadora do FENATIB – Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau) e Juliana Kaneto (produtora/curadora do Feverestival - Festival Internacional de Teatro de Campinas. Para participar da 3ª Roda de Negócios Teatrais, os artistas e grupos interessados deverão enviar no período de 6 a 11 de setembro de 2018, um e-mail informando com seus contatos para floripateatro@gmail.com, solicitando sua inscrição. A Comissão Organizadora do Festival retornará por e-mail, agendando o horário de participação de cada grupo. Individualmente, no dia do evento e no horário marcado pela organização do festival, o artista ou o(s) representante(s) do(s) grupo(s) terão um tempo para apresentarem presencialmente sua proposta e teaser do(s) espetáculos. Poderão ainda entregar, para cada festival que se interessarem, suporte de mídia (CD ou pendrive) com informações sobre o grupo e espetáculo (releases, imagens, links e outros conteúdos).

Orientações:

  • Cada artista/grupo contará com o tempo de 10 minutos para sua apresentação.
  • As apresentações serão individuais entre grupo/artista com os curadores, contando com a participação de membros da Comissão Organizadora do Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo.
  • No local estará à disposição dos grupos/artistas, computador e projetor multimídia (data show).
  • Na oportunidade, os grupos/artistas poderão entregar aos curadores, material informativo sobre o grupo e espetáculos. Observamos, porém, que seja evitado volumes em formato papel, dando preferência para suportes como DVDs e pendrive.


  • O quê: 3ª Roda de Negócios Teatrais - Floripa Teatro - 23º Festival Isnard Azevedo

    Quando: 19 de setembro de 2019

    Onde: Auditório da Casa da Memória – Rua Padre Miguelino, 58, Centro

    Quanto: gratuito

    Agendamento: para artistas e grupos de 6 a 11 de setembro de 2018 (ou enquanto houver horário livre para agendamento) através de solicitação de agendamento para o e-mail floripateatro@gmail.com

    Ficha de Inscrição 3ª Roda de Negócios Teatrais: download

    Informações: (48) 3324-1415



    Curadores Convidados

    Alexandre Vargas é artista de teatro, diretor, produtor e empreendedor cultural, pesquisador e curador de artes cênicas da cidade de Porto Alegre (Rio Grande Sul, Brasil). Por mais de 27 anos desenvolve uma intensa atividade relacionada às artes cênicas, especialmente no teatro, como criador, intérprete, diretor e gestor cultural. Écriador e diretor artístico do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre. Além de colaborar com comissões de seleção e curadorias independentes para outros festivais no Brasil. Diretor do CPTA - Centro de Pesquisa Teatral do Ator. Idealizou e coordena a 1ª Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo. Representante da LA RED de Promotores Culturais da América Latina e Caribe no RS e integrante da Rede Brasileira de Festivais de Teatro, no qual é um dos articuladores do SIFTB – Sistema de Indicadores de Festivais de Teatro do Brasil. É o diretor do programa de Internacionalização das Artes Cênicas do Estado do Rio Grande do Sul – INTERCENA, primeiro mercado de artes cênicas do sul do Brasil.



    Michele Milani é formada em Comunicação Social, com 23 anos de experiência na área de Produção e Gestão Cultural, exercendo as funções de coordenadora de produção, produtora executiva, coordenadora de logística, de oficinas e de mídia/ institucional, coordenação e direção geral em diversos projetos Brasil afora. Desde 2015 exerce a função de Coordenadora Geral do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, projeto este que em 2018 completará 23 anos de criação, com ampla visibilidade nacional e internacional. Em 2013 e 2014, atuou nas funções de Coordenação Institucional e de Mídias e Coordenação de Produção do Cena Contemporânea. Atuou por três anos na produção do Prêmio da Música Brasileira. Trabalhou na produção de três edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de compor por seis anos o quadro de produção da Alecrim Produções Artísticas, compondo equipes de importantes projetos para a cultura brasileira, podendo-se destacar entre eles o Festival do Teatro Brasileiro, Movimento D, MPB Petrobras, Simpósio de Arquitetura e Museus e projetos contemplados no edital do CCBB para realização no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.



    Maria Terezinha Heimann é professora, pesquisadora, arte-educadora e artista plástica. Formada nos cursos de Educação Artística e Bacharel Direito em 1988 com Mestrado em Educação do Ensino Superior em 1995. Integrou a equipe de criação do Festival de Teatro Universitário de Blumenau em 1987 e foi a idealizadora em 1997 do FENATIB – Festival nacional de Teatro Infantil de Blumenau, e em 1998 do FESTFOLKE, evento nacional de folclore, além de possuir vários textos publicados e participações em Conselhos Culturais. Administrou a THF Eventos de 2005 a 2013 e atualmente é a presidente do Instituto de Artes Integradas de Blumenau e coordenadora do 18º FENATIB. Definiu sua linha de trabalho dentro da arte-educação teatro e artes plásticas. Por vários anos atuou como professora na Universidade Regional de Blumenau, nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Educação Artística, na disciplina Estética. Atuou no curso de pós-graduação na Fundação Universidade de Chapecó.



    Juliana Kaneto é bacharel em Psicologia pela PUC-SP desde 2000 e produtora cultural desde 2012. Desde maio de 2015 é parte da equipe de produção do Feverestival (Festival Internacional de Teatro de Campinas) onde ocupou os cargos: Secretariado de Produção, Produtora Executiva, e atualmente é Coordenadora de Produção e faz parte do Núcleo Feverestival. Foi Produtora de Comunicação da Mostra Curta Audiovisual de Campinas em 2016. De setembro de 2016 a setembro de 2017, fez uma residência em Produção Cultural no LUME Teatro e em 2018 foi produtora executiva do projeto selecionado pela BR Petrobrás Distribuidora – “Café com Queijo: brasis em um só Brasil”, com circulação do espetáculo Café com Queijo e Trueque pelo Amazonas e Pará. E em maio de 2017 fundou o Coletivo Caju Cultura de produtoras (junto com Cassiane Tomilhero, Julia Conterno e Juliana Saravali) e passou a atuar como produtora executiva do grupo de espetáculos circenses Los Circo Los, grupo de música infantil CantaVento e cantora Carol Ladeira.