+

INDICADORES DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS:


A coleta domiciliar de resíduos sólidos urbanos é universal, atende 100% da cidade de Florianópolis.
O total de resíduos movimentados pela Autarquia de Melhoramentos da Capital, concessionária dos serviços de limpeza urbana em Florianópolis, em 2018 foi de 209 mil toneladas.
O que corresponde à média de 600 toneladas por dia ou 17,5 mil toneladas por mês.
Desse total, 6% são desviados do aterro sanitário por meio da coleta seletiva, da coleta de resíduos volumosos ou da entrega voluntária nos ecopontos e PEVs da Comcap e encaminhados para reaproveitamento ou reciclagem.
A Prefeitura de Florianópolis doa toda a produção da coleta seletiva da Comcap a três associações de catadores da Capital e sete da Grande Florianópolis, proporcionando renda para 200 pessoas. O material separado pela população de Florianópolis para a coleta seletiva da Comcap permite ganhos em torno de R$ 4,5 milhões ao ano, entre a economia com aterramento e a receita gerada com a comercialização dos recicláveis pelas associações.
A produção média mensal de resíduos em Florianópolis durante a temporada aumenta em média 21%, mas se comparar janeiro com julho, o acréscimo com a sazonalidade do turismo chega a aumentar em 50% o peso coletado.
Das 209 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos coletadas e encaminhadas pela Comcap em 2018, 6% foram recuperadas por meio da reciclagem e compostagem. As metas de recuperação do Plano Municipal Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMGIRS) para a cidade já eram ousadas e foram antecipadas pelo decreto que tornou a cidade a primeira capital brasileira lixo zero.
Hoje, a Comcap já realiza 56% da meta de desvio de recicláveis secos e 19% da meta para resíduos orgânicos. Mas a meta é da cidade e não apenas do poder público, por isso devem ser acrescidas aos indicadores as quantidades desviadas em iniciativas comunitárias, particulares e de organizações. Esse sistema de informações integradas está em desenvolvimento pela Prefeitura de Florianópolis.



Links interessantes:


  • Confira os indicadores de valorização dos resíduos desde 2014