02/08/2013 - Comunicação
Beira-mar Continental vira área de lazer no domingo

Decisão foi tomada na noite de quinta-feira, em reunião entre Ipuf e Secretaria do Continente para avaliação do projeto Ciclofaixa de Domingo 

foto/divulgação: Aline Rebequi/SMC

Vereador Pedrão, Guarda Municipal, Ipuf, Secretaria do Continente, CDL e Viaciclo na avaliação do projeto

Em reunião envolvendo o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), a Guarda Municipal e a Secretaria do Continente, ficou decidido que a avenida Poeta Zininho (Beira-mar Continental) irá fechar para o tráfego de veículos aos domingos, das 8h às 17h. As faixas de rolamento estarão disponíveis para qualquer atividade de lazer, como patins, skate e bicicleta. A ação começa neste domingo, 4 de agosto.

 

Para garantir a segurança dos moradores e visitantes, a Guarda Municipal permanecerá durante todo o período fiscalizando e evitando que aconteçam atividades que possam prejudicar os participantes, segundo informou o secretário do Continente, João Batista Nunes. Banheiros químicos e barracas para venda de água de coco e lanches estarão disponíveis à população.

 

A abertura é uma sequência do projeto Ciclofaixa de Domingo, que começou no último, quando uma faixa foi fechada para carros por 5 quilômetros, das 8 às 17 horas, desde a praia de Itaguaçu até a Beira-mar Continental. Segundo o secretário do Continente João Batista Nunes esta é uma nova fase para Florianópolis, uma cultura de humanização da cidade que aos poucos vai crescer fazendo com que as praças e espaços públicos sejam vistas como centros de convivência.

 

"Não é nada que se transforme de um dia para outro, é um projeto que vamos trabalhar aos poucos com muito planejamento", disse.

 

Assim que for consolidada no Continente, a intenção da Prefeitura é ampliar a Ciclofaixa de Domingo para outras regiões da Capital. O superintendente do IPUF, Dalmo Vieira Filho, está contente com o sucesso do primeiro dia do projeto e explicou que os aprimoramentos virão aos poucos e que o maior desafio será manter os eventos e conquistar os moradores para o uso das áreas.

 

"Temos muitas possibilidades de ampliar a melhorar ainda mais a ideia. Mas primeiro precisamos consolidar no Continente, cativar a população a usar, mudar a cultura de lazer e a partir daí começar a ampliação, como a melhoria das passarelas das pontes e incluir ciclofaixas em toda a cidade, interligando os passeios", explicou.


arquivos para download

galeria de imagens