23/03/2013 - Comunicação
Obras viárias serão pensadas para ciclistas

Garantia é do prefeito, durante o lançamento da licitação do projeto Floribike, que prevê 664 bicicletas em seis bairros

foto/divulgação: Mauro Vaz

Prefeito e vice João Amin em passeio ciclístico na Beira Mar

 

O prefeito Cesar Souza Júnior garantiu neste sábado, durante as comemorações dos 287 anos de Florianópolis, que “todas as obras viárias executadas pela atual administração serão pensadas e projetadas para o uso da bicicleta”.

A afirmação foi durante o lançamento oficial da licitação para execução do projeto Floribike, que prevê, na sua primeira etapa, a disponibilização de 664 bicicletas em seis bairros: Centro, Agronômica, Trindade, Santa Mônica, Itacorubi e Córrego Grande. O projeto Floribike prevê 68 pontos de aluguel, 111 estações, 1.328 suportes e 664 bicicletas distribuídas nestas regiões, com estações ao longo dos trajetos.

Até este sábado três empresas já haviam sido pré-classificadas, afirmou o secretário Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES), Rui Gonçalves. De acordo com ele, a empresa que vencer a licitação disponibilizará as estações e o serviço de locação de bicicletas, além de ampliar a rede de ciclovias da cidade.

“Quer conhecer o grau de civilidade e humanidade de uma cidade verifique como ela trata os seus ciclistas, essa é uma referencia fundamental. As cidades desenvolvidas, planejadas para as pessoas, com projeto de cidade, respeitam o ciclista. Os aglomerados urbanos caóticos, que não propiciam convívio, dificultam e colocam em risco quem pratica o ciclismo, sublinhou o prefeito.”

Uma das principais responsáveis pelo projeto, a arquiteta Vera Lúcia Gonçalves da Silva , do Ipuf, foi homenageada pelo prefeito com uma placa. Vera visitou cidades do Brasil e do exterior em busca do modelo ideal para Florianópolis.

“Quero agradecer a você, Vera, não como prefeito, mas como florianopolitano. Só chegamos neste momento aqui hoje por causa da sua luta”, destacou o prefeito, que finalizou enfatizando: “Termos em Florianópolis o melhor projeto de oferecimento de bicicletas à população do país.” 

Mais informações e detalhes sobre o projeto Floribike no endereço:

http://bicicletanarua.wordpress.com/2013/03/21/xii-especial-floribike-como-funcionara-em-florianopolis/


arquivos para download

galeria de imagens