27/10/2015 - Administração
As palestrantes do Primeiro COAM

Conheça a experiência profissional das convidadas desta edição

foto/divulgação: SMA

palestrantes do COAM

Catarina de Fátima Gewehr

Professora e pesquisadora na Universidade Regional de Blumenau (Blumenau - SC). Possui doutorado em Psicologia Social (PUCSP - 2010), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS - 1997), graduação em Psicologia UFSC - 1991). É membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e desenvolve docência nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Processos Grupais, Psicologia Judiciária e Psicologia Médica. Atualmente exerce a Chefia do Departamento de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau.

 

Edite Krawulski

Psicóloga, Mestre em Administração e Doutora em Engenharia de Produção - Ergonomia. Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC (Área Psicologia das Organizações e do Trabalho, Linha Formação Profissional, desenvolvimento de carreira e inserção no trabalho). Ex Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia; Ex Coordenadora de Ensino e Ex Chefe do Departamento de Psicologia; Ex Membro da Câmara de Ensino de Graduação da UFSC; Ex Presidente da COPERVE - Comissão Permanente do Vestibular da UFSC; Coordenadora de Concursos Públicos e Processos Seletivos da UFSC; Integrante do LIOP - Laboratório de Informação e Orientação Profissional. Ministra disciplinas e orienta produções na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, nas temáticas processos de trabalho na contemporaneidade; sentidos e significados do trabalho; escolha, formação e exercício profissional; inserção e permanência no mercado de trabalho; identidade profissional; políticas, práticas e processos de gestão de pessoas nas organizações de trabalho. Desenvolve pesquisas sobre concepções de Psicologia e inserção profissional de psicólogos; relações indivíduo-trabalho em contextos organizacionais; trabalho docente voluntário e aposentadoria.

 

Suzana da Rosa Tolfo

Professora associada do Departamento de Psicologia da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia das Organizações e do Trabalho, com ênfase nos seguintes temas de atuação e pesquisa: trabalho e subjetividade, gestão de pessoas, desemprego, qualidade de vida no trabalho, sentidos e significados do trabalho, assédio moral. Orienta alunos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e em Administração da UFSC. Coordena o Projeto de Extensão "Prevenção e combate ao Assédio Moral no Trabalho para a promoção da saúde do trabalhador" com atividades de informação e realização de apoio psicológico em grupo para trabalhadores assediados moralmente no Trabalho. É representante da UFSC no projeto de cooperação técnica entre a UFSC e o Ministério do Trabalho e do Emprego para desenvolver ações e desenvolvimento de investigações sobre assédio moral no trabalho.

 

Patrícia Vendramini

 

Possui graduação em Administração (1996) e mestrado em Engenharia de Produção (2000), ambas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), seu doutorado foi concluído em março de 2013 na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sobre o tema Competências dos administradores públicos. Desde 2005, ocupa o cargo de Professora Efetiva no Departamento de Administração Pública na ESAG da UDESC, tendo sido Chefe deste Departamento no período de 2009 a 2011. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e pós-graduação. Atualmente dedica-se aos assuntos relativos a: desenvolvimento de competências, instrumentos de gestão pública e profissionalização da Administração Pública. Já atuou em outras instituições de ensino e pesquisa privadas e exerceu, por cinco anos, o cargo de consultora no SENAI, prestando serviços para médias e grandes organizações, destacando-se Correios-SC, Votorantim Metais, Olsen, como também para o Governo do Estado de Santa Catarina.

 

Thaisa Santos Navolar

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Paraná (2005). Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional e em Fitoterapia Funcional. Possui especialização e mestrado em Saúde Coletiva e formação complementar em alimentação viva pelo Projeto Terrapia-ENSP Fiocruz/RJ e Biochip – PUC/RJ. Tem experiência clínica com pacientes vegetarianos há 10 anos. Participou da constituição do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (SUS Recife/PE) com Cursos de Alimentação Viva para profissionais de saúde e comunidade. Atualmente é nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis como Coordenadora da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares e atende em consultório particular. Autora do e-book: “Leites Vegetais” e colaboradora dos livros “Festa Vegetariana” e “Leite e queijos vegetais” da SVB.

 

 

 


arquivos para download

galeria de imagens