29/01/2014 - Educação
Em três dias, COEB discute a educação integral

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento ocorrerá de 3 a 5 de fevereiro

foto/divulgação: Rafael Rosseti

COEB 2013

Trazendo participantes como a portuguesa Ariana Cosme, autora de diversas obras nas áreas de ensino e aprendizagem, diferenciação pedagógica e atividade docente, o COEB, Congresso de Educação Básica 2014, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, deverá reunir cerca de 1.500 pessoas, de segunda (3) a quarta-feira (5).


Estão previstas seis palestras e três conferências, além da apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência de profissionais selecionados da rede municipal de ensino. O Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina sediará o COEB.


Em sua quarta edição, o COEB busca proporcionar discussões a respeito de políticas públicas para a Educação Integral que envolvam a educação infantil, fundamental e a educação de jovens, adultos e idosos (EJA). Na segunda-feira, a abertura do congresso será feita pelo prefeito Cesar Souza Júnior e pelo secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Desafios e perspectivas


A abertura das atividades, na segunda-feira (3), será feita por Ariana Cosme, professora da Universidade do Porto, em Portugal, com a Conferência “Educação integral”. Ariana é autora de 15 livros e mais de 250 outras publicações, entre capítulos de livros e revistas. Em diversos artigos, aborda a responsabilidade social da escola, reinvenção da educação escolar e a gestão flexível do currículo. A palestrante internacional tem Licenciatura e Doutorado em Ciências da Educação.


Na terça-feira (4), a pedagoga Geovana Mendonça Lunardi Mendes falará sobre a “Docência e desafios contemporâneos frente à Educação Integral”. Juares Thiesen, doutor em ciências pedagógicas, abordará a “Reorganização curricular da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral”.


Finalizando a manhã do segundo dia, a doutora em educação Suely Amaral Mello vai falar sobre “O papel do professor na formação da inteligência das crianças”. Entre os temas discutidos, estará a influência da teoria histórico-cultural na educação e a brincadeira como uma das atividades que impulsionam o desenvolvimento nas diferentes faixas etárias.


No período da tarde, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, especialista em Gestão de Sistemas Educacionais, ministrará a respeito de “Políticas públicas na educação integral: aspectos legais, financeiros e pedagógicos”. José Vicente de Freitas, que atua na área da Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável, falará sobre a escola sustentável na dimensão do currículo, gestão e espaço físico.


A doutora em educação Rosângela Machado proferirá a palestra “Organização curricular e as diferenças na escola na perspectiva da educação integral”. A profissional apontará o sentido das diferenças na perspectiva da educação inclusiva. Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, tratará sobre “Aprendizagem e as contribuições da neurociência”, abordando as implicações da neurociência, estudo do sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento e a mente, e também suas alterações, para a prática educacional.

Emancipação dos sujeitos

 
O ultimo dia do evento, quarta-feira (5), contará com a conferência “Educação Integral como emancipação dos sujeitos: articulação entre os diferentes saberes discursos e práticas”, ministrada por Reinaldo Matias Fleuri. O profissional é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (SP) e realizou estágios de pós-doutorado na Università degli Studi di Perugia, Itália.


Trocando experiências da rede


Irão participar do Congresso de Educação Básica 2014 dez trabalhos previamente selecionados. Os projetos são divididos em duas modalidades: Comunicação Oral de Pesquisa e Relato de Experiência.  

Selecionada para a modalidade Comunicação Oral de Pesquisa está Ana Paula Gomes Cuzziol, com o trabalho “Raidaidai... Raidaidai e as múltiplas formas de expressão: uma reflexão acerca das estratégias comunicativas e da capacidade de resolver problemas dos bebês no convívio com outros bebês”.


Nivia Barros Escouto defenderá a “Formação do leitor-literário na educação infantil: a interação da palavra da vida cotidiana com a palavra literária”. Ela teve como local de estudo a Creche Municipal Waldemar da Silva Filho, na Trindade.


Patrícia Regina Silveira de Sá Brant participará da modalidade com “O perfil desejado – A invenção da professora de educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis”.


Outro trabalho escolhido foi o de Caroline Guião Coelho Neubert, que desenvolveu seu projeto na Escola Básica Municipal Anísio Teixeira, na Costeira do Pirajubaé, com o título “Cadernos Escolares e Prática Pedagógica”.

Relatos


Na modalidade Relatos de Experiências está a professora Regina Lima, que teve como objeto de estudo a Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus. A profissional vai abordar a “Educação Integral da EBIAS: o programa mais educação como transitoriedade e ação indutora”.


Outro projeto que foi realizado na EBIAS é o elaborado por Diane Schilieck, Regina Lima, Monica Auga Dias Leite e Ícaro Pereira. Diane apresentará em nome dos colegas o relato do “Blog da Horta Escolar”.


“Cultura indígena na sala de aula: uma experiência de currículo integrado” é o título da experiência desenvolvida na Escola Básica Municipal Batista Pereira, no Alto Ribeirão. Rose Aguiar e Silva, Simone dos Santos, Ricardo Pinho, Elika da Silva, Rita Casales da Silva, Karoliniy Correia, Juciara Carvalho, Santiago Siqueira e Milana Lazzaris são os autores.


Anne Marie Tribess Onesti realizou na Creche Maria Nair da Silva, na Fazenda do Rio Tavares, o projeto “Autores Mirins”.


Fabiana Blasius Jeremias, Elaine Alves Laurindo, Flávio Tadeu P. de Oliveira, Eliandra Moraes Pires e Jussara Brigo, representarão a Escola Básica Luiz Cândido da Luz, na Vargem do Bom Jesus. O tema será “O facebook utilizado como ferramenta de interação no ensino da matemática”.


O professor Santiago Alves Siqueira, da Escola Básica Batista Pereira, no Alto Ribeirão, integra o COEB com “O urbano e o rural na ilha de Santa Catarina: Relato de uma saída de campo”. O profissional realizou o trabalho em parceria com Milana Cristina Lazzaris, João Ricardo Goulart Eller, Lívia Corrêa Crispim, Maiara Querino, Mariana Maragno Reinheimer e Thiago Henrique.


Dados da rede


Atualmente, a Rede Municipal de Ensino atende 4.354 alunos em tempo integral, divididos em 19 escolas. Em 2014, a Escola Desdobrada Lupércio Belarmino da Silva será incluída e todas as 17 escolas restantes contam com turmas com atividades em tempo integral.


Entre as atividades do Programa Educação Integral estão ações relacionadas ao meio ambiente, Ciência e Tecnologia, Educação Complementar, Esporte na Escola, e aos projetos Nossa Rede Encanta e TOPAS, Todos Podem Aprender Sempre.


Total de escolas: 20

1. EBM Acácio Garibaldi São Thiago - 205 estudantes

2. EBM Albertina Madalena Dias - 100 estudantes

3. EBM Anísio Teixeira - 150 estudantes

4. EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - 100 estudantes

5. EBM Dilma Lúcia dos Santos - 100 estudantes

6. EBM Donícia Maria da Costa - 150 estudantes

7. EBM Henrique Veras - 190 estudantes

8. EBM Intendente Aricomedes da Silva - 240 estudantes

9. EBM José Amaro Cordeiro - 150 estudantes

10. EBM Luiz Cândido da Luz - 510 estudantes

11. EBM Mâncio Costa - 120 estudantes

12. EBM Maria Conceição Nunes - 100 estudantes

13. EBM Osmar Cunha - 200 estudantes

14. EBM Vitor Miguel de Souza - 120 estudantes

15. EDM Adotiva Liberato Valentim - 100 estudantes

16. EDM José Jacinto Cardoso - 171 estudantes

17. EDM Osvaldo Galupo - 70 estudantes

18. EBM Herondina Medeiros Zeferino – 120 estudantes

19. EBM Batista Pereira – 100 estudantes

20. ED Lupércio Belarmino da Silva

 

 

Programação:

1º. DIA - 03/02/14 – SEGUNDA-FEIRA (VESPERTINO)

 

13h - Credenciamento

Local: Hall de Entrada

 

15h - Solenidade de Abertura

Local: Auditório Garapuvu

 

16h - Conferência 1:

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL

Conferencista : Ariane Cosme

 

17h30 - Atividades Culturais

 

2º. DIA - 04/02/14 - TERÇA-FEIRA (MATUTINO)

 

8h30 às 10h - Apresentação de Trabalhos Comunicação na modalidade “Comunicação Oral de Pesquisa”

 

EIXO 2: CURRÍCULO

 

Debatedor: Vânio Cesar Seemann

Local: Auditório: Garapuvu

 

Ana Paula Gomes Cuzziol - “Raidaidai... Raidaidai!” e as múltiplas formas de expressão: uma reflexão acerca das estratégias comunicativas e da capacidade de resolver problemas dos bebês no convívio com outros bebês

 

Nivia Barros Escouto - A formação do leitor-literário na educação infantil: a interação da palavra da vida cotidiana com a palavra literária

 

EIXO 3: PRÁTICAS ESCOLARES E DOCÊNCIA

 

Debatedor: Cristina Doneda Losso

Local: Auditório: Pitangueira/Aroeira

 

Patrícia Regina Silveira de Sá Brant - Do perfil desejado - a invenção da Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

 

Caroline Guião Coelho Neubert - Os sentidos atribuídos pelas crianças aos seus cadernos escolares

 

10h às 10h30 - Intervalo

 

10h30 às 12h - Palestras

 

Palestra 1:

DOCÊNCIA E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS FRENTE A EDUCAÇÃO INTEGRAL

Palestrante: Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Coordenador de mesa: Gisele Pereira Jacques

Local: Auditório: Pitangueira/Aroeira

Ementa: Necessidade de formação constante aos docentes envolvidos com a educação integral que objetive a ampliação de concepções e práticas para sua atuação. Formação com ênfase na dimensão cultural de todos os sujeitos envolvidos no processo educativo.

 

Palestra 2:

REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.

Palestrante: Juares Thiesen

Coordenador de mesa: Sônia Santos Lima de Carvalho

Local: Auditório: Goiabeira/Laranjeira

Ementa: Educação Integral como um processo de formação humana em todas as suas dimensões. Ampliação de matrizes curriculares. Adoção de práticas que transcendam o âmbito institucionalizado.

 

Palestra 3:

O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA DAS CRIANÇAS

Palestrante: Suely Amaral

Coordenador de mesa: Sonia Fernandes

Local: Auditório: Garapuvu

Ementa: A influência da teoria histórico-cultural na educação. O papel do professor na aprendizagem das crianças no contexto educativo. A brincadeira como uma das atividades preponderantes e impulsionadora do desenvolvimento nas diferentes faixas etárias.

 

12h às 13h30 - Intervalo

 

2º. DIA - 04/02/14 - TERÇA-FEIRA (VESPERTINO)

 

13h30 às 15h - Conferência 2

POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: ASPECTOS LEGAIS, FINANCEIROS E PEDAGÓGICOS.

 

Conferencista: Maria do Pilar

Coordenador de mesa: Cláudia Zanela

Local: Auditório: Garapuvu

Ementa: Garantia pelo Estado de políticas públicas que incluam as propostas das instituições educativas. Aspectos quantitativos e qualitativos para uma educação integral de forma progressiva. Metas e estratégias previstas no PNE para a educação integral. Investimento anual-PIB

 

15h às 15h30 - Intervalo

 

15h30 às 17h - Palestras

 

Palestra 1:

EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

Palestrante: José Vicente de Freitas

Coordenador de mesa: Sueli Amália de Andrade

Local: Auditório: Goiabeira/Laranjeira

Ementa: Escola sustentável na dimensão do currículo, gestão e espaço físico. Implicações da implantação de escolas sustentáveis na qualidade da educação integral. Práticas exitosas.

 

Palestra 2:

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E AS DIFERENÇAS NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

 

Palestrante: Rosângela Machado

Coordenador de mesa: Elaine de Paula

Local: Auditório: Pitangueira/Aroeira

Ementa: Educação integral e o sentido das diferenças na perspectiva da educação inclusiva. O currículo e a questão das diferenças. Reorganização escolar a partir da perspectiva da educação integral, tempo integral e diferenças. Questões sobre mudanças voltadas para a educação integral e a escola aberta às diferenças.

 

Palestra 3:

APRENDIZAGEM E AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA

Palestrante: Elvira Souza Lima

Coordenador de mesa: Ana Regina Ferreira de Barcelos

Local: Auditório: Garapuvu

Ementa: O desenvolvimento e aprendizagem dos sujeitos a partir das contribuições da neurociência. Implicações da neurociência para a prática educacional.

 

3º. DIA - 05/02/14 - QUARTA-FEIRA (MATUTINO)

 

8h30 às 10h – Apresentação de Trabalhos na modalidade “Relato de Experiência”

 

EIXO 1: POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL

 

Debatedor: Maria José da Costa Brandão

Local: Auditório: Goiabeira/Laranjeira

 

Regina Lima - Educação Integral na EBIAS: o programa mais educação como transitoriedade e ação indutora

 

Diane Schlieck - Blog da Horta Escolar

 

EIXO 2: CURRÍCULO

 

Debatedor: Cláudia Zanela

Local: Auditório: Pitangueira/Aroeira

 

Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva - Cultura indígena na sala de aula: uma experiência de currículo integrado

 

Anne Marie Tribess Onesti - Projeto autores mirins

 

EIXO 3: PRÁTICAS ESCOLARES E DOCÊNCIA

 

Debatedor: Rosângela Machado

Local: Auditório: Garapuvu

 

Eliandra Moraes Pires - O Facebook utilizado como ferramenta de interação no ensino da matemática

 

Santiago Alves de Siqueira - O urbano e o rural na Ilha de Santa Catarina: relato de uma saída de campo

 

10h às 10h30 - Intervalo

 

10h30 - Conferência 3:

EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS: ARTICULAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES SABERES DISCURSOS E PRÁTICAS

Conferencista: Reinaldo Matias Fleuri

Local: Auditório Garapuvu

Ementa: A educação integral como uma possível reinvenção dos caminhos da emancipação social das crianças e adolescentes, tanto no âmbito da educação institucionalizada como na interlocução com outros saberes.

 

11h30 - Solenidade de Encerramento

Local: Auditório Garapuvu


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