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APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Educação do Município de Florianópolis, no ano de 2011, realizou o primeiro COEB - Congresso de Educação Básica, tendo como eixo Aprendizagem em Contexto. As discussões deste evento repercutiram nas práticas político-pedagógicas, em especial, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Em virtude destas repercussões, no ano de 2012 foi realizada a segunda edição do COEB, com a temática Aprendizagem e Currículo. Mais uma vez, a avaliação do evento indicou que as discussões desenvolvidas trouxeram contribuições na práxis educativa no município. Em 2013, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis organizou a terceira edição do COEB com a discussão sobre Qualidade na Aprendizagem, com o objetivo de implementar uma política pública de formação continuada, possibilitando a interação e a interlocução entre os autores que discutem a temática e os educadores que atuam nas unidades educacionais. Para 2014, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, propõe a quarta edição do COEB- Congresso de Educação Básica, com a temática da Educação integral. Tendo como objetivo principal oportunizar reflexões acerca da escola em Tempo Integral para além da jornada ampliada, possibilitando discussões que busquem a formação e o desenvolvimento do sujeito em sua totalidade. Para isto, reitera-se a importância da participação e do fomento da CAPES na formação dos profissionais da educação básica, na articulação das políticas nacional e municipal para a educação. Avalia-se que um evento desta complexidade possibilita o acesso dos profissionais da educação às discussões desenvolvidas por pesquisadores de referência na área da educação.

 

Finalidadades do Evento

Promover a reflexão dos processos que qualificam a práxis educativa, visando à excelência da prática pedagógica no cotidiano escolar e a integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica, no município de Florianópolis.

Fomentar o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação com o objetivo de refletir sobre diferentes temáticas relacionadas com a educação em tempo integral, para a consolidação das diretrizes municipais e nacionais da educação básica, destacando-se: qualidade política e técnica, consciência sócio-ambiental, interculturalidade, constituição do sujeito docente, qualificação das práticas pedagógicas, gestão democrática e participativa, transversalidade no currículo, educação integral e inclusão, atitude e ética na educação.

 

Contribuição para os profissionais da Educação Básica

O aprofundamento da reflexão sobre a educação em tempo integral, neste evento, contribui para a formação do profissional da educação ao apresentar e discutir esse tema sob a perspectiva das políticas e gestão da educação integral, currículo e práticas escolares e docência.

Esse processo enceta a avaliação da ação pedagógica nas unidades educativas do município de Florianópolis a fim de provocar mudanças paradigmáticas com vistas à complexificação e qualificação dos processos pedagógicos atuais.

 

Público Alvo

Profissionais das Redes Públicas de Ensino da Educação Básica.