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CONFERENCISTAS E PALESTRANTES


  • GEOVANA MENDONCA LUNARDI  MENDES

 http://lattes.cnpq.br/6078460594205572

Doutorado UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA SC

 

Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Associada do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. É pesquisadora coordenadora de diferentes projetos de investigação e participa como pesquisadora convidada em projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Suas pesquisas e produções têm sido voltadas para área de Currículo e práticas escolares, em especial, as questões relativas as mudanças, novas tecnologias e inovações curriculares no espaço escolar, e também as práticas curriculares voltadas a inclusão de sujeitos com deficiência. Em 2012, atuou como professora convidada na Universidade de Boras, Suécia. Atualmente é a Coordenadora Nacional do Consórcio "Educação e Diversidade" do programa CAPES. FIPSE de Cooperação Internacional, envolvendo a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Brasil e Georgetown College, Ashland University e Brighman Young University nos Estados Unidos e também do Projeto de Pesquisa: Aulas conectadas: mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa nas escolas do PROUCA em Santa Catarina, com financiamento do CNPq e do Projeto Observatório de Práticas Escolares com financiamento da FAPESC. Realiza atualmente um trabalho de Consultoria para OEI, sobre os Usos Pedagógicos das TIC na formação de Professores. É coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, da FAED, UDESC. Coordena o Observatório da Educação: Tablets, Computadores e Laptops, aprovado no Edital OBEDUC/ CAPES e também do Observatório em parceria com UNIVALI e UFRRJ.

 

  • ELVIRA CRISTINA DE AZEVEDO SOUZA LIMA

Pós-Doutorado MINISTERIO DA EDUCACAO DF 

 

Pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. Trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação, mídia e cultura.

 

  • JOSE VICENTE DE FREITAS

http://lattes.cnpq.br/8574036360771980

Doutorado MINISTERIO DA EDUCACAO RJ

 

Doutor em História e Sociedade pela UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP. Durante a realização do doutorado, desenvolveu estudos especializados na Universidade Nova de Lisboa (1994) e na Katholieke Universiteit Leuven (1994). Professor Associado II na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Informação (ICHI). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) desta universidade, vinculado a Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental . Desenvolve pesquisa e orienta no Mestrado e Doutorado sobre os seguintes temas: - ecotopias na América Latina; - políticas públicas e experiências não governamentais em Educação Ambiental; - desenvolvimento sustentável. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (2001-2004). Coordenador do Programa de Educação Ambiental do Porto de Rio Grande (2005-2010). Integra o Conselho Consultivo da Revista Ambiente e Educação (PPGEA/FURG) e da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Integra a Coordenação Editorial da Revista Brasileira de Educação Ambiental. Na condição de Gestor Público, ocupa o cargo de Gerente de Projeto e de Coordenador Nacional do Programa Agenda 21 Brasileira, na Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (2008-2010). Secretário-Executivo da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Brasileira CPDS (2008-2010). Coordenador Executivo do Centro de Informação e Documentação Ambiental (CID-Ambiental) do Ministério do Meio Ambiente (2007-2010). Foi Diretor-Adjunto do Departamento de Educação Ambiental, unidade então vinculada à Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente (2004-2008). Atuou na execução de Acordos de Cooperação Técnica Internacional (multi e bi-lateral), envolvendo países africanos de língua portuguesa, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os países sul-americanos alcançados pela bacia platina: Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Participou da implementação do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata (2007-2008). Integrante da Red de Consumo y Producción Sustentables do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente Oficina Regional para América Latina e Caribe. Representante do Ministério do Meio Ambiente no Conselho de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon (2007-2009). Representante do Ministério do Meio Ambiente no Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos CFDD, Ministério da Justiça (2009). Consultor ad hoc da UNESCO e PNUD. Publica artigos em periódicos especializados.

 

  • MARIA DO PILAR LACERDA ALMEIDA E SILVA

 

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais Especialização em Gestão de sistemas Educacionais/PUC-MG Professora de História em escolas privadas e públicas de 1976 a 2001 Diretora do Centro de formação de Professores da Prefeitura da Cidade de Belo Horizonte; Secretária municipal de Educação da cidade de Belo Horizonte – 2002 a 2007; Presidente Nacional da União Nacional dos Dirigentes municipais de educação 2005 a 2007; Secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação – 2007 a 2012; Diretora da Fundação SM/Brasil.

 

  • JUARES DA SILVA THIESEN

http://lattes.cnpq.br/0176543786942215

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

 

É graduado em Estudos Sociais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - FUNDESTE (1987) e em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2000). É Mestre em Educação - Ensino Superior pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (1995). É Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas -ICCP - Havana - Cuba/2002 (Título revalidado no Brasil pelo Parecer 209/CPG/2006 de 14/12/06 da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). É Professor na Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e Gestão Educacional. Discute principalmente os temas: Escola, Educação, Aprendizagem, Currículo, Prospecção de Cenários, Gestão e Conhecimento.

 

  • SUELY AMARAL MELLO

http://lattes.cnpq.br/7002435130701201

Doutora pela UF de São Carlos

 

Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade Estadual Paulista (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /Unesp-câmpus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, aquisição da escrita, relação teoria e prática, formação de professores e práticas educativas com crianças de 0 a 10 anos. É vice-líder do grupo de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília.

 

  • REINALDO  MATIAS FLEURI

http://lattes.cnpq.br/0966229092773143

PROFESSOR UFSC

 

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), realizou estágios de pós-doutorado na Università degli Studi di Perugia, Itália (1996), na Universidade de São Paulo (2004) e na Universidade Federal Fluminense (2010). É Professor Visitante Nacional Sênior (CAPES) junto ao Instituto Federal Catarinense desde setembro de 2012. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, com vínculo de professor voluntario após sua aposentadoria em 2011. Coordena a rede internacional de pesquisas que se desenvolveu com base no Grupo de Pesquisa - Educação Intercultural e Movimentos Sociais (UFSC/CNPq). Presidiu a "Association International pour la Recherche Interculturelle" (ARIC), no período 2007-2011. Participa desde 1992 do Grupo de Trabalho de Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd), tendo sido membro do Comitê Científico desta Associação no período de 2000 a 2002. Faz parte do Instituto Paulo Freire. É pesquisador do CNPq (1C). Tem desenvolvido, coordenado e orientado pesquisas, que resultaram em publicações e produções acadêmicas nas áreas de epistemologia, educação popular, interculturalidade, educação inclusiva e formação de educadores

 

  • ROSANGELA MACHADO

http://lattes.cnpq.br/4852005339484104

CHEFE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PMF SME

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Especialização em Educação Especial pela Universidade de Gunma e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é doutoranda em educação pela Universidae Estadual de Campinas. Foi Coordenadora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2001 a 2008); Coordenadora-geral da Política de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (2008-2009); Professora Colaboradora da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação, educação especial, políticas públicas. Tem experiência em educação a distância.

 

  • ARIANE MARIA DE ALMEIDA MATOS COSME

DOUTORA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE DO PORTO

 

Possui Licenciatura em Ciências da Educação e Doutoramento em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal. Possui vários livros publicados em parceria com o Professor/Pesquisador Dr. Rui Trindade, dentre eles: Educação, Sociedade & Culturas (1999-2000); Da reinvenção do modo de educação escolar à reinvenção da profissão de professor: Contributi para um debate acerca do mal-estar docente (2004); As responsabilidades sociais da escola e dos profissionais de educação que aí intervêm: Contributo para um debate (2009); A gestão curricular como um desafio epistemológico: A diferenciação educativa em debate (2012)