03/02/2015 - Educação
As parcerias entre universidade e escola são debatidas no COEB

Projeto buscou compreender os processos avaliativos

foto/divulgação: Divulgação

Alunos da EBM Brigadeiro Eduardo Gomes

Entre os trabalhos que serão apresentados no COEB, Congresso de Educação Básica, que está acontecendo no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, estará o “OBEDUFSC ciências: parcerias universidade-escola”. Cícero de Farias, Fábio Marchiori, José Pedro Simas Filho, Mariana Brasil Ramos e Simone dos Santos Ribeiro, exporão o trabalho na categoria “Relato de Experiência”, nesta terça-feira (03), às 13h30. O evento, realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, se estende até amanhã (04).

Resumo do Trabalho

 

O projeto tem o objetivo de compreender como se articulam processos avaliativos (ENEM, Prova Brasil e PISA), assim como outras bases de dados disponibilizadas via INEP, às práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito escolar, envolvendo ciências e tecnologias com vistas à elaboração de propostas de intervenção de ensino que considerem as diferentes realidades e condições socioculturais locais. Neste sentido, foi promovido um espaço de estudos e diálogos entre professores de Ciências Naturais das Redes Públicas de Ensino de Santa Catarina, Florianópolis e São José e estudantes de Graduação e Pós-graduação através de reuniões semanais na UFSC. Estas reuniões têm contribuído para a construção, aplicação e análise de práticas pedagógicas que coloquem em pauta o uso de diferentes linguagens (escrita, imagética, audiovisual) nas aulas de ciências.

 

Como resultados, foram elaborados seis planejamentos de ensino diferenciados, utilizando-se de abordagens pautadas em estudos Ciência, Tecnologia & Sociedade (CTS) e em Análise de Discurso de linha francesa, linhas teóricas que embasaram nossas discussões durante o período. Nestes planejamentos foram percebidas as diferenciações nas abordagens curriculares, sobretudo, na escolha de temas por parte dos professores, que buscaram a contextualização dos conteúdos tradicionalmente abordados em suas escolas.

 

Os temas escolhidos foram: “Heróis e Vilões e a Radioatividade”, “Ecossistemas Modificados”, "Alimentação e Arte” e “Sistema Digestório em uma abordagem CTS”. Nossos próximos passos serão as microanálises de sala de aula, buscando compreender diferentes aspectos da aplicação destes planos. Atentamos para a importância deste espaço de diálogo como promotor de mudanças das práticas pedagógicas dos professores envolvidos, bem como, enquanto espaço de pesquisa e reflexão sobre as próprias práticas desenvolvidas.


arquivos para download

galeria de imagens