03/02/2015 - Educação
EJA é tema de trabalho no COEB 2015

Estudo será apresentado por Anderson Carlos Santos de Abreu

foto/divulgação: Zeca Trindade

Apreesentação ocorrerá no primeiro dia do COEB

“As concepções de professores da rede municipal de ensino de Florianópolis: educação de jovens e adultos e conhecimento escolar”, será o trabalho apresentado pelo professor Anderson Carlos Santos de Abreu, às 13h30 desta terça-feira (03), no COEB, Congresso de Educação Básica, realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. As atividades se estenderão até a quarta-feira (04) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Resumo do Trabalho

 

O estudo, procura esclarecer quais são as concepções de conhecimento (escolar) e de EJA dos professores da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (EJA/RME), sendo sua relevância social e epistemológica associada ao fato de que a produção acadêmica no campo da EJA, de corte filosófico ou epistemológico, é ainda muito reduzida.

 

Privilegia-se, neste estudo, a apresentação de estudos teórico-metodológicos e documentais para o aprofundamento das bases epistemológicas de conhecimento para a Educação de Jovens e Adultos na atualidade; o aprofundamento das concepções de EJA e conhecimento presentes nas produções acadêmicas em nível de Brasil, bem como dos professores da EJA da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, no interregno de 2005-2012; e, a investigação das concepções de conhecimento (escolar), ou bases epistemológicas, implícitas ou não, presentes no discurso sobre o trabalho docente de professores da EJA/RME.

 

O processo para a constituição do objeto desta pesquisa, sua problemática e metodologia, serão trilhados a partir dos seguintes aportes conceituais: as contribuições dos autores como Marx (1983; 1998), Kosik (1976), Freire (2005), Michael Young (2007; 2010; 2011), Marilena Chauí (2000) e Rodrigues (2008) para a elaboração de um referencial de metodologia, conhecimento, EJA e para as categorias filosóficas e empíricas; e, por outro lado, a identificação em pesquisas e documentos normativos e legais da presença e tensão na Educação de Jovens e Adultos em relação às concepções de Educação Escolar, Educação Popular e Educação ao Longo da Vida.


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