03/02/2015 - Educação
Educação Integral é assunto no COEB

Daieli Althaus, Lurdes Regina Borges Lima Machado e Rosângela Kittel apresentarão o trabalho

foto/divulgação: Divulgação

Aluna da EBM Adotiva Liberato Valentim

O COEB, congresso de Educação Básica, irá receber no tarde desta terça-feira (03), às 13h30, a apresentação do trabalho “O atendimento educacional especializado, na perspectiva da educação inclusiva, em uma escola com Educação Integral”. O projeto, que foi desenvolvido na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, tem como autoras Daieli Althaus, Lurdes Regina Borges Lima Machado e Rosângela Kittel. Realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, o evento se estende até quarta-feira (04) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Resumo do trabalho

 

A educação, numa perspectiva inclusiva, é orientada por práticas educacionais que contemplem a diversidade e as diferenças de todos seus alunos e está assentada nos princípios dos direitos humanos, que busca conjugar estes valores indissociáveis a universalização, acesso e sucesso da educação dos alunos que se distanciam dos padrões legitimados pela cultura escolar e que eram anteriormente excluídos do processo de escolarização.

 

O trabalho objetiva dar visibilidade as ações empreendidas em uma escola de educação básica que se desafiou a experienciar os princípios da educação inclusiva na oferta da ampliação do tempo escolar e posterior implantação da Educação Integral. Este movimento é apresentado com um recorte para a Educação Especial, que como modalidade de ensino transversaliza todos os níveis da educação: a organização da formação continuada em serviço aos profissionais envolvidos com as turmas de educação integral; a oferta do Atendimento Educacional Especializado em sala de aula uma vez que não há contra turno e a introdução da Língua Brasileira de Sinais//LIBRAS, no currículo escolar.

 

Para tanto foram reunidas referencias teóricos que pudessem dialogar com as políticas públicas que orientam as práticas escolares dos referidos Programas e serviços bem como subsidiam o Projeto Político Pedagógico da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva/EBIAS, no período de 2011 a 2014. Tal experiência insere-se também em uma das ações de inovação no ensino pensadas no âmbito do Observatório da Educação “Escolarização de alunos com deficiência intelectual” do Programa OBEDUC/CAPES, do PPGE da UDESC, do qual a escola é parceira e as autoras estão envolvidas.


arquivos para download

galeria de imagens