03/02/2015 - Educação
Trabalho sobre computadores é apresentado no COEB

Tatiane Rousseau Machado abordará o projeto UCA nesta terça-feira (03), às 13h30

foto/divulgação: Divulgação

Alunos da EBM Luiz Cândido da Luz

A “Docência e suas práticas a partir da inserção dos computadores móveis do projeto UCA na grande Florianópolis: três realidades, um estudo”, será o trabalho apresentado pela professora Tatiane Rousseau Machado nesta terça-feira (03), às 13h30, no COEB, Congresso de Educação Básica. Realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis o evento, que acontece no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, se estende até quarta-feira (04).

 

Resumo do trabalho

 

O artigo tem por finalidade dar visibilidade às práticas docentes a partir da inserção dos computadores móveis, do Projeto Um Computador por Aluno, em três escolas da região da Grande Florianópolis. O referencial teórico escolhido para a pesquisa, e para este artigo, prioriza os estudos de Valente (1998, 1999, 2005, 2009, 2012), Prado (2001, 2012, 2013), Almeida (2007, 2011, 2012), Almeida e Valente (2011), Tardif (2009) e Tardif e Lessard (2011).

 

Elaborado a partir dos resultados obtidos para a dissertação de mestrado, de mesmo nome, defendida em 2013, intenciona-se entender de que modo as práticas docentes são desenvolvidas em ambientes permeados pelas TDIC.

 

Entrevistas semi-estruturadas e observação não participante foram os métodos escolhidos para coletar os dados das práticas de 5 docentes, entre os meses de agosto e outubro de 2012, pertencentes a três escolas contempladas com os computadores móveis. Tais dados foram analisados à luz da teoria de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011).

 

A análise dos dados levou a duas dimensões em relação às práticas: a mediatização destas a partir da inserção dos computadores móveis versus a manutenção de práticas já estabelecidas; que se subdividem em outras que serão explanadas no texto completo. Mostrou também, que diferentes fatores influem nas práticas docentes em ambientes onde os computadores móveis estão inseridos.

 

Os saberes docentes, seu contato e uso das TDIC, suas experiências de formação inicial e continuada, questões curriculares e institucionais, a qualidade dos equipamentos oferecidos aos alunos, a manutenção e reposição desses equipamentos bem como tantas outras necessidades e urgências do cotidiano escolar fazem a diferença no momento de colocar em ‘práticas’ o planejamento docente. Diante disso, percebe-se que apesar dos esforços empenhados para que as TDIC sejam inseridas como agentes mediatizadores das práticas docentes, ainda há muito a ser feito, visto, teorizado, praticado e reavaliado.


arquivos para download

galeria de imagens