home >
CONFERENCISTAS E PALESTRANTES

Conferencista:Carlos Roberto Jamil Cury


 Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Fez seu pós-doutorado, em 1994, junto à Faculdade de Direito do Largo S.Francisco- USP. A seguir, agora junto à Université de Paris (René Descartes, em 1995, continuou seus estudos pós-doutorais). Entre 1998-1999 fez outros estudos de pós-doutorado na École des Hauts Études en Sciences Sociales, EHESS, França. Em 2011 fez um estágio posdoutoral na UFRJ. É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da UFMG da qual é professor emérito. Também foi pro-reitor adjunto de pesquisa desta universidade. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Entre 1996 e 2004 foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) na Câmara de Educação Básica (CEB) da qual foi seu presidente por duas vezes. Foi Presidente da CAPES em 2003 e membro do CTC da Educação Básica (2009-2011) da CAPES. Foi membro da Comissão de Educação da SBPC e membro atual do seu Conselho Nacional. Foi também membro da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG. É membro do Conselho Superior da CAPES. Tem experiência na área de Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. É pesquisador 1A do CNPq.

 

Palestrante: Rui Trindade


 2004 – Doutoramento em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal.

1991 – Licenciatura em Psicologia - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal.

 

Palestrante:  Ângela Maria Scalabrin Coutinho


É graduada em Pedagogia - Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina possui Mestrado em Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Estudos da Criança na área da Sociologia da Infância pela Universidade do Minho. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).

 

 Palestrante: Geovana Mendonça Lunardi Mendes


Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Associada do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. É pesquisadora coordenadora de diferentes projetos de investigação e participa como pesquisadora convidada em projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Suas pesquisas e produções têm sido voltadas para área de Currículo e práticas escolares, em especial, as questões relativas as mudanças, novas tecnologias e inovações curriculares no espaço escolar, e também as práticas curriculares voltadas a inclusão de sujeitos com deficiência. Em 2012 e 2014 atuou como professora convidada na Universidade de Boras, Suécia, no âmbito do Projeto de Intercâmbio Linnaues - Palm. Coordenou de 2010 a 2014 o Consórcio "Educação e Diversidade" do programa CAPES/FIPSE de Cooperação Internacional, envolvendo a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Brasil e Georgetown College, Ashland University e Brighman Young University nos Estados Unidos. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, da FAED, UDESC. Coordena o Observatório da Educação: Tablets, Computadores e Laptops, e o Observatório em Rede "Escolarização de Sujeitos com Deficiência Intelectual" em parceria com a UNIVALI e UFRRJ, aprovado no Edital OBEDUC/ CAPES. Coordena também a parte brasileira de dois projetos da Organização dos Estados Iberoamericanos. É consultora adhoc de organismos internacionais como a OEI, de instituições de fomento a pesquisa, e de agências como CAPES e CNPq, bem como presta consultorias a secretarias de Educação municipais e estaduais.

 

Conferencista: Miguel Gonzalez Arroyo


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e doutorado (PhD em Educação) - Stanford University (1976). É Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.

 

Palestrante: Nadir Esperança Azibeiro


Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atuou no Instituto Cajamar, no Programa de Formação de Educadores Populares. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina e Coordenadora Político-Pedagógica do Centro Cultural Escrava Anastácia. Tem experiência na área de Educação e Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas e Movimentos Sociais, Educação Popular, Educação em Direitos Humanos, Intercultura, Integralidade na Educação, Educação nas Periferias, Metodologias para atuação com Juventudes de Periferias, Formação de Educador@s e Sistematização de processos de Organização e Educação Popular.

 

Palestrante:Vânio Cesar Seemann


Pedagogia – Habilitação em Orientação Educacional - Faculdade de Educação – UDESC Especialização em Alfabetização -Faculdade de Educação – UDESC