Adriana de Souza Broering, da Creche Nossa Senhora Aparecida, é a primeira a expor sua pesquisa
O COEB-Congresso de Educação Básica, realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, contará a partir das 13h30 desta terça-feira (3) com a apresentação dos trabalhos selecionados nas modalidades “Comunicação Oral de Pesquisa e Relato de Experiência”.
Na modalidade “Comunicação Oral de Pesquisa”, Adriana de Souza Broering, da Creche Nossa Senhora Aparecida, no Pantanal, falará sobre “Arquitetura, espaços, tempos e materiais: a educação infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis (1976 –2012)”. O evento está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina e se estende até amanhã (04/02).
Resumo do trabalho
A pesquisa tem por objeto central a educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Objetiva construir uma interpretação histórica das concepções de arquitetura, espaço, tempo e materiais, de 1976 a 2012. Parte do pressuposto de que tais concepções são construídas social e historicamente e contribuem para a produção de uma cultura específica no campo da educação infantil.
Utiliza como bases teóricas os conceitos de estratégia, táticas e consumidores criativos, de Michel de Certeau, e o de cultura escolar, de Antonio Viñao Frago, ressignificado para uma cultura da Educação Infantil.
Como bases metodológicas, privilegia a análise de documentos impressos e iconográficos, a história oral e o estudo de caso. Recolhe indicações sobre espaço, tempo e materialidades em 5 documentos curriculares produzidos pela rede municipal entre 1976 e 1996. Oferece um panorama das construções realizadas pelo município de Florianópolis e das plantas arquitetônicas das creches construídas por diferentes gestores municipais. Investiga permanências, rupturas e inovações sobre a sua cultura material, aprofundando a análise do modelo arquitetônico proposto pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis - padrão Ipuf -, caracterizado como primeiro padrão de construção da rede e, num estudo de caso, investiga a creche Nossa Senhora Aparecida, uma das quatro instituições que seguem tal padrão.
Analisa o processo de utilização de espaços, tempos e materialidades dessa instituição, em interface com as orientações curriculares e arquitetônicas, os registros fotográficos, as memórias de diretores, professores, mães e crianças de ontem. Conclui que a transformação dos espaços educativos é uma experiência singular pautada não apenas às prescrições, mas, sobretudo, às experiências e concepções de seus protagonistas, relacionada à forma como os sujeitos fazem uso das orientações curriculares, arquitetônicas e das materialidades oferecidas. Tudo conduz a um conceito de cultura da educação infantil que é o que aqui se construiu como os significados e os sentidos produzidos na ação pedagógica.
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