04/02/2015 - Educação
Atividades do COEB continuam nesta quarta

Segundo e último dia de evento contará com palestras e relatos de experiência

foto/divulgação: Leo Nogueira

Coeb 2015

Prosseguem nesta quarta-feira (4) as atividades do Congresso de Educação Básica, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O segundo dia de evento terá início às 8h30 e se estenderá até as 17 horas, quando será realizada a solenidade de encerramento. O COEB está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.


Em sua quinta edição, o evento tem como tema “A Indissociabilidade na Educação Básica: especificidades, desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas”. O objetivo é proporcionar discussões a respeito de políticas públicas que envolvam a educação infantil, fundamental e a educação de jovens, adultos e Idosos (EJA). Além de palestras e conferências, haverá apresentações de trabalhos de relatos de experiência de profissionais da rede municipal de ensino.

 

Palestras

 

Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais, dará a conferência “Indagações sobre currículo: conhecimento, diferença cultural e possibilidades de um novo paradigma”. Estarão em pauta políticas, fundamentos e práticas de currículo que consolidam uma escola justa, democrática e aberta às diferenças humanas e culturais.

 

No mesmo dia haverá a palestra “Educação Básica e a perspectiva intercultural: uma discussão necessária para a consolidação de uma escola de todos”, ministrada por Nadir Esperança Azibeiro, da UFSC. Ela falará sobre diferentes culturas e a educação intercultural, assim como suas implicações na prática pedagógica.

 

Vânio César Seemann, da Secretaria Municipal de Educação da capital, debaterá “As múltiplas dimensões humanas na Educação Básica”, enquanto as professoras Anna Bondioli e Donatella Savio, da Università degli Studi di Pavia, na Itália, darão a palestra “Qual avaliação para as instituições educativas: a abordagem de ‘promoção do interno’ desenvolvida na Itália”. As educadoras irão debater a qualidade do ensino no período da infância.

 

Mário Sérgio Cortella, que possui mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, realizará a conferência de encerramento onde falará sobre “Conhecimento, escola e ética”, abrangendo o processo de aprendizagem e as relações humanas.

 

Apresentação de Trabalhos

 

A tarde do segundo dia do COEB contará com apresentação de trabalhos na modalidade “Relatos de Experiência”. “A participação das famílias como parâmetro de qualidade na Educação Infantil”, desenvolvido no Núcleo de Educação Infantil Doutora Zilda Arns Neumann, será tema de Andreia do Carmo, Joice Jacques da Costa Pereira e Marlise Oestreich.

 

Alessandra Aguiar e Melissa Weber de Oliveira explanarão sobre “O desafio da gestão democrática na Educação Infantil: projeto político pedagógico e indicadores de qualidade”, realizado no NEI Campeche. “O uso de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) em uma turma de 1º segmento da EJA: construção de saberes, afirmação de identidades”, será o assunto de Deisi Cord e Rosane Maria Kreuch, que desenvolveram a iniciativa no Núcleo EJA Sul 1 – Costeira.

 

Bruno Zilioto, Cristiano Carli, Elika da Silva, Patrícia Arcoverde, Ricardo Pinho, Rochele Vaucher, Rose Pinheiro Aguiar e Silva e Tiago Lima apresentarão o trabalho “As regiões brasileiras: um projeto musical interdisciplinar”, realizado na Escola Batista Pereira. “A organização do planejamento das professoras auxiliares na creche poeta”, será o tema de Elaine Cristina Pereira Lima e Nataliê Andiara Be Cardoso.

 

“O fantástico da turma 41”, projeto da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, será exibido por Ana Lúcia Machado e Greyce Bressan Rocha. Dirciane Schimith Dalagnol e Sandra Dias da Luz abordarão o “Webcurrículo e ensino de Ciências”, realizado na Escola Virgílio do Reis Várzea. Finalizando as apresentações, Elisangela Aparecida Carvalho, Maria Elisete da Silva e Rosenei Ferreira de Lima exporão o “Conhecer para preservar”, trabalho do NEI Nagib Jabor.


arquivos para download

galeria de imagens