04/02/2015 - Educação
COEB aborda sistema de avaliação italiana

Palestra será ministrada pelas professoras Anna Bondioli e Donatella Savio, da Università degli Studi di Pavia

foto/divulgação: Divulgação

Donatella Savio

   Os participantes do COEB 2015, Congresso de Educação Básica, poderão conhecer um pouco do sistema educacional da Itália por meio da palestra “Qual avaliação para as instituições educativas: a abordagem de "promoção do interno" na Itália”. As professoras Anna Bondioli e Donatella Savio, da Università degli Studi di Pavia, serão as palestrantes. A atividade iniciará às 10h30, desta quarta-feira (04), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Anna Bondioli

 

   Anna Bondioli formou-se em Filosofia, desde 2007 é Professora de Pedagogia Social na Universidade de Pavia, a Universidade para o qual tem servido desde 1981, primeiro como pesquisador e depois como Professor Associado . Desde 2000, ocupou diversos cargos na Escola para o ensino secundário na Universidade de Pavia. Foi diretora-adjunta do Departamento de Filosofia e atualmente é vice-diretora do Conselho do curso educativo em Filosofia. É professora e membro do Conselho de Administração do PhD em Psicologia, estatística e sanitário ativado na Universidade de Pavia.

 

   Conduziu o curso em "Ferramentas e estratégias para a integração da educação”. É autora de numerosas publicações relacionadas à educação infantil, formação de professores, métodos de pesquisa empírica no estudo dos fenômenos educacionais com ênfase no contexto de avaliação formativa.

 

   Anna publicou, em parceria com Susanna Mantovani, a coletânea de textos de 20 autores, psicólogos, pesquisadores, pedagogos, diretores de serviços de educação infantil e de escolas para crianças, sociólogos e professores universitários. O livro aborda a educação de crianças de 0 a 3 anos e traz reflexões e comentários críticos sobre o tema.

 

   Organizou o livro “O Tempo no Cotidiano Infantil: Perspectiva de pesquisa e estudo de casos” que reúne um conjunto de trabalhos apresentados durante o seminário "Os tempos das crianças", em 1999, no município de Cesena, na Itália, que debateu a qualidade do tempo vivenciado pela criança em diversos contextos: na creche, na pré-escola, na escola de ensino fundamental, em casa e na cidade.

 

Donatella Savio

 

   Donatella Savio formou-se em Filosofia, em Pavia, com tese sobre o jogo simbólico nas teorias de Freud A. e M. Klein. Participou de dois anos de "formação psicodinâmica para os operadores das instituições para as crianças", organizada pela ASARNIA (Associação para o Desenvolvimento da abordagem relacional na Infância e Adolescência Neuropsiquiatria) no Departamento de Neuropsiquiatria Infantil da Universidade de Turim.

 

   Tem doutorado em Educação pela Universidade La Sapienza, de Roma. . Foi coordenadora do "Observatório sobre a qualidade dos serviços para a primeira infância" no Departamento de Filosofia da Universidade de Pavia. Foi professora adjunta da Escola de Especialização Lombarda para professores do ensino secundário (SILSIS) com o ensino da "Metodologia da pesquisa educacional. É pesquisadora Pedagógica do Departamento de Filosofia da Universidade de Pavia.

 

   Com Anna Bondioli, Donatella publicou o livro “Participação e Qualidade em Educação da Infância: Percursos de Compartilhamento Reflexivo em Contextos Educativos.” A temática é discutida fazendo-se referência a uma tradição de estudos sobre a pesquisa participativa e a avaliação democrática, e é ilustrada com a apresentação de três diversas experiências realizadas nas creches e nas pré-escolas do Município de Módena.

 


arquivos para download

galeria de imagens