06/02/2018 - Educação
Secretaria de Educação capacita professores em primeiros socorros

Demonstração de como salvar alguém engasgado foi feita durante congresso e será repetida durante o ano

foto/divulgação: Rafael Rosseti

Charles Schnorr é professor e coordenador de prevenção da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Como salvar alguém que está engasgado? O professor e coordenador de prevenção da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Charles Schnorr,  fez uma demonstração para o público participante do Congresso de Educação Básica, promovido pela Prefeitura, que reúne até o final da tarde de hoje 1.300 professores.

 

Por sua vez, o titular da Educação, Maurício Fernandes Pereira, anunciou que este ano escolas, creches e núcleos de educação infantil da rede municipal de ensino estarão recebendo novamente capacitação em procedimentos de primeiro socorros e plano de abandono de unidades em caso de sinistros.

 

Sobre engasgamento, os primeiros passos, demonstrados por Charles Schnorr são: 

 

Se envolver criança de até 1 ano de idade, a recomendação é incliná-la e efetivar tapotagem nas costas até sua desobstrução.

 

Nas demais crianças e adultos, a melhor atitude é a manobra  conhecida como “Heimlich”, realizada na região subdiafragmática,   induzindo a uma tosse artificial, que deve expelir o objeto que compromete a vítima. Ou seja, deve-se colocar a mão fechada na região acima do umbigo, e fazer movimentos de fora para dentro, e de baixo para cima.

 

Paralelamente a esses procedimentos, outra pessoa deve acionar o socorro especializado, ligando para os números 192, do SAMU, ou 193, do Corpo de Bombeiros.


arquivos para download

galeria de imagens