04/02/2020 - Educação
Abertura do COEB tem conferência sobre direito à educação

O evento ocorrerá até amanhã (5) no Centro de Cultura e Eventos da Ufsc

foto/divulgação: Caio Graça

O COEB 2020 está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

A 9º edição do Congresso de Educação Básica da Prefeitura de Florianópolis começou ao som da voz da cantora Eloisa Gonzaga e do violeiro Anderson Marques. A solenidade de abertura contou com a atração musical e com a conferência de abertura do professor doutor Celso Vasconcellos. 
 
O COEB 2020 está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. 
 
A musicista preencheu o auditório Garapuvu com as cançõess "O que é o que é" do cantor e compositor Gonzaguinha e "Tocando em frente" do violeiro, compositor, cantor e instrumentista Almir Sater, além do hino de Florianópolis “Rancho do Amor a Ilha”.
  
Natural de Florianópolis, Elô Gonzaga é cantora solo de samba e participa também do grupo “Novos Bambas”. Atua também no campo da educação musical como professora de música nos anos iniciais do ensino fundamental.
Após a solenidade de abertura, o professor doutor Celso abordou a temática do Congresso: “Os sujeitos, direitos e práticas que constituem a educação da escola pública”. 
 
Segundo o professor, “a escola pública é uma grande conquista da modernidade, e é importante que a gente reflita sobre constituição do sujeito, a conquista e a manutenção dos direitos e as práticas que favorecem ou despotencializam estes sujeitos”. 
 
Celso é formado pela Universidade de São Paulo (USP), e responsável pelo Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, Libertad. O educador também é mestre em história e filosofia, pedagogo, filósofo, pesquisador e escritor. Celso já publicou nove obras como os livros: Construção do Conhecimento em Sala de Aula, Avaliação: Concepção Dialética, Resgate do professor, Coordenação do Trabalho Pedagógico, entre outros.
 


arquivos para download

galeria de imagens