04/02/2020 - Educação
COEB: mesa-redonda sobre a educação pública na contemporaneidade

O evento é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação

 

foto/divulgação: Caio Graça

Jane Paiva

A constituição prevê acesso à educação a todas as crianças e jovens do país. Porém, o Brasil apresenta um histórico de oferta desigual - mesmo buscando garantir esse direito há muito tempo - especialmente para sujeitos de classes populares, cujo atendimento escolar sempre foi restrito ou negado, principalmente as gerações mais velhas. Vários avanços ocorreram, porém ainda há bastante trabalho por fazer até que tenhamos universalizado o acesso à escola, a permanência e o aprendizado de todos. Este é o assunto da mesa-redonda integrada pelos palestrantes Juca Pirama Camargo Gil e Jane Paiva. O Congresso de Educação Básica é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.

 

O debate ocorreu das 13h30 às 15h30, no auditório Garapuvu, em que foi abordado o tema “Educação Pública na contemporaneidade: os sentidos e o direito de aprender”.

 

Juca Pirama Camargo Gil é pedagogo, mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Entre os temas de suas pesquisas estão políticas educacionais, financiamento da educação; políticas públicas; irregularidades; desvios de recursos públicos, entre outros.

 

Jane Paiva é formada em licenciatura e Didática da Biologia e tem bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas. A professora, doutora em Educação, atua na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

 

Em sua pesquisa aborda alguns assuntos como os direitos e a participação dos educandos, das famílias e dos profissionais; as legislações vigentes e seus efeitos nas políticas educacionais vigentes; como as políticas educacionais dialogam com sujeitos plurais, dentre outros, enfocando na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

 

O Congresso de Educação Básica (COEB) está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua nona edição, tem como tema “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”. O COEB encerra-se nesta quarta-feira.

 

 


arquivos para download

galeria de imagens