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Apresentação

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis apresenta a XI edição do Congresso de Educação Básica - COEB 2022, que será realizado nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2022, no formato online, através do Portal Educacional e transmitido via youtube. O COEB 2022 cuja temática é: “Práticas Pedagógicas Inovadoras e Humanistas: possibilidades para uma Educação Integral”, busca refletir os processos educativos estabelecidos nas ações emancipatórias, transformadoras da realidade na formação do sujeito em sua integralidade. Nesse sentido, os eixos temáticos estarão articulados ao processo de ensino e aprendizagem e de gestão em seus diferentes tempos e espaços, promovendo debates cujo princípio relaciona-se à visão da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis quando afirma: “Ser uma rede de ensino público municipal, inovadora e com qualidade social da educação, gestão e práticas pedagógicas humanistas” (FLORIANÓPOLIS, 2017).

 

UM BREVE HISTÓRICO

 

O Congresso de Educação Básica – COEB – acontece desde 2011 e tem buscado abordar temáticas do campo da educação relacionadas à formação, pesquisa e qualificação das práticas pedagógicas dos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 

O I COEB realizado em 2011 abordou o tema "Aprendizagem em Contexto". Na II edição em 2012, a temática contemplou "Aprendizagem e Currículo". Em sua 3ª edição (2013) o COEB discutiu a "Qualidade na Aprendizagem". O IV COEB (2014), trouxe a temática da "Educação Integral e o Tempo Integral". No V COEB (2015), foi contemplada a "Educação Básica e a Indissociabilidade de suas etapas de ensino". No ano de 2016, o VI COEB, abordou os "Desafios da Educação Contemporânea". Em sua VII edição (2018) o COEB trouxe para discussão a "Docência na sociedade multitelas", Já na VIII edição (2019), foram as “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica” que foram discutidas,  tendo na IX edição,em 2020 a “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas” abordada. Em 2021, a X edição trouxe para a reflexão  as “Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia: Vozes, Saberes e Fazeres".