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DISQUE DENÚNCIA - 181

Conteúdo extraído do portal da Polícia Civil de Santa Catarina

 

Disque Denúncia é um serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência no Estado de Santa Catarina. Foi criado em outubro de 1998 com o objetivo de criar uma parceria da Polícia Civil de Santa Catarina com a sociedade permitindo uma resposta rápida e efetiva ao combate ao crime.

 

As ligações para o Disque Denúncia, que funciona de forma ininterrupta e tem a capacidade de receber até 200 denúncias por dia, são realizadas por meio do número 181.

 

Sua principal característica é o caráter sigiloso dos procedimentos, já que em momento algum o denunciante precisa identificar-se. O nosso compromisso é checar as informações sem o envolvimento da fonte, evitando assim sua exposição a qualquer tipo de risco. Em todas as cidades onde foi instalado, o Disque Denúncia tem recebido uma resposta significativa da população. Exatamente por isso, ele representa uma importante arma na luta contra a violência e a criminalidade.

 

Em Santa Catarina  esse serviço vem obtendo resultados surpreendentes desde a sua criação. Cerca de 40% das denúncias recebidas procedem, ajudando na prisão de quadrilhas, apreensão de drogas e armas, prisão de criminosos condenados e foragidos.

 

OBJETIVO:

- Permitir que a sociedade colabore com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, aumentando a eficiência das polícias.

- Estimular o cidadão a adotar um comportamento proativo caso testemunhe ou tome conhecimento da existência de algum delito.

- Reunir provas que resultem na punição de atos delituosos.

- Desencorajar a prática de crimes, contravenção penal e ações anti-sociais, erradicando a sensação de impunidade em razão da possibilidade de constante monitoramento.

 

ATUAÇÃO

- O Disque-Denúncia é mantido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, com a participação  da Polícia Civil de Santa Catarina. - O serviço atende 24 horas por dia, garante o anonimato do denunciante e as ligações à sua Central não são rastreadas.

- Durante a ligação telefônica, o denunciante recebe um número/ protocolo para que posteriormente acompanhe o desdobramento das investigações e, caso queira, forneça mais informações sobre o caso.

- Depois de recebida, a denúncia é analisada e despachada ao setor competente dos Órgãos de Polícia.

- Após investigações e providências dos Órgãos de Polícia, os resultados são informados ao Sistema Disque Denúncia para registros estatísticos.

 

“Colabore com a Polícia, denuncie! Disque 181."