home >
ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Prefeitura de Florianópolis vem realização inúmeras ações que atendem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conheça esses projetos:

ODS8

8.1 Sustentar o crescimento econômico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB] nos países menos desenvolvidos.

Ação: A Prefeitura de Florianópolis vem realizando um trabalho de estimulo a criação e a formalização e de novos negócios em Florianópolis, assim gerando novas vagas de emprego. Com inúmeras ações como desburocratização dos processos e a flexibilização do empreendedor poder registrar seu negocio no endereço residencial.


8.2 Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra.

Ação: Florianópolis já é reconhecida nacional e mundialmente como capital da tecnologia, e em 2018 foi criado o Plano de Desenvolvimento Econômico para os próximos 10 anos, com eixos estratégicos nos setores de  Turismo, Comércio, Econômica Criativa e do Mar , TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologia para Saúde e Bem-Estar,  Energia, Nanotecnologia e Novos . Setores esses de alto valor agrado e intensivos em mão de obra.


8.3 Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.

Ação: A Prefeitura de Florianópolis lançou em Julho de 2017 o Programa Floripa Empreendedora, dentre suas ações temos a desburocratização, cursos de empreendedorismo para rede municipal de educação, empreendedorismo para jovens de comunidades de interesse social, criação de espaços para estimulo ao empreendedorismo e a criação do Programa Juro Zero Floripa que hoje oferece crédito com juros pagos pelo poder público municipal.


8.4 Melhorar progressivamente, até 2030, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, e empenhar-se para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental, de acordo com o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com os países desenvolvidos assumindo a liderança.

Ação: A Prefeitura de Florianópolis com estimulo ao desenvolvimento econômico do município teve em 2018 pela primeira vez sua arrecadação do ISS superior ao IPTU. Esse resultado mostrou que não precisamos crescer desorganizadamente na construção e liberação de novas áreas para ter novas receitas. E sim o estimulo ao desenvolvimento econômico provoca novos negócios e empregos a todos envolvidos.


8.5 Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.

Ação: A Prefeitura de Florianópolis vem realizando ações de qualificação de jovens e adultos em parceria com a iniciativa privada para poder oferecer ao mercado sempre uma mão de obra qualificada para que empreenda no município.


8.6 Até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação.

Ação: A Prefeitura de Florianópolis vem realização ações de qualificação e incentivo ao empreendedorismo nas comunidades de interesse social.


8.7 Tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado, e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas.

Ação: A Prefeitura de Florianópolis vem realizando um forte trabalho de assistência social no acolhimento e acompanhamento das famílias e de novos moradores, com receptividade, capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho.


8.8 Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários.

Ação: A Prefeitura de Florianópolis lançou em Outubro de 2018 os programas IncluiFloripa que realiza feiras de economia solidária com imigrantes, pessoas em situação de rua e realiza capacitação  e posterior encaminhamento ao mercado de trabalho.


8.9 Até 2030, elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais.

Ação: A Prefeitura de Florianópolis realiza inúmeras ações para promover o Turismo local, em âmbito regional, estadual, nacional e internacional. Temos regiões de comércio de produtos que oferecem ao turista e a morador opções de consumos de produtos locais cultura açoriana.


8.10 Fortalecer a capacidade das instituições financeiras nacionais para incentivar a expansão do acesso aos serviços bancários, de seguros e financeiros para todos.


8.a Aumentar o apoio da Iniciativa de Ajuda para o Comércio para os países em desenvolvimento, particularmente os países menos desenvolvidos, inclusive por meio do Quadro Integrado Reforçado para a Assistência Técnica Relacionada com o Comércio para os países menos desenvolvidos.
Ação não trabalhada.


8.b Até 2020, desenvolver e operacionalizar uma estratégia global para o emprego dos jovens e implementar o Pacto Mundial para o Emprego da Organização Internacional do Trabalho [OIT].

Ação: A Prefeitura de Florianópolis realizada os programas Jovem em Ação Floripa e Capacita Floripa com ações de capacitação para o primeiro emprego.


ODS 9


9.1 Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.

Ação: A Prefeitura de Florianópolis foi proponente e coordena o Colegiado de Desenvolvimento Econômico da Grande Florianópolis, com a união de troca de experiências das pasta de desenvolvimento econômico das Prefeituras da região.


9.2 Promover a industrialização inclusiva e sustentável e, até 2030, aumentar significativamente a participação da indústria no setor de emprego e no PIB, de acordo com as circunstâncias nacionais, e dobrar sua participação nos países menos desenvolvidos.

Ação: Florianópolis é reconhecida com três principais eixos de desenvolvimento, Turismo, Comercio/Serviços e Tecnologia. Pensando nisso com o novo Plano de Desenvolvimento Econômico visamos fortalecer esses setores e desenvolver novos setores como Econômica Criativa e do Mar, Nanotecnologia e Energia, sendo essas indústrias da economia limpa.


9.3 Aumentar o acesso das pequenas indústrias e outras empresas, particularmente em países em desenvolvimento, aos serviços financeiros, incluindo crédito acessível e sua integração em cadeias de valor e mercados.


Ação: A Prefeitura de Florianópolis tem o programa Juro Zero Floripa que hoje oferece crédito com juros pagos pelo poder público municipal. E realiza anualmente a Semana de Crédito que oportuniza a regularização e negociação de dividas dos empreendedores com os bancos públicos e privados.


9.4 Até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos; com todos os países atuando de acordo com suas respectivas capacidades.

Ação: Florianópolis já tem o reconhecimento de cidade com empresas sustentáveis de alto valor agregado e com tema de indústria limpa.


9.5 Fortalecer a pesquisa científica, melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais em todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, inclusive, até 2030, incentivando a inovação e aumentando substancialmente o número de trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento por milhão de pessoas e os gastos público e privado em pesquisa e desenvolvimento.


9.a Facilitar o desenvolvimento de infraestrutura sustentável e resiliente em países em desenvolvimento, por meio de maior apoio financeiro, tecnológico e técnico aos países africanos, aos países menos desenvolvidos, aos países em desenvolvimento sem litoral e aos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.


Ação: A Prefeitura de Florianópolis vem aproximando as universidades, iniciativa privada ao poder público para poder juntos encontrarem melhores soluções para o desenvolvimento da cidade.


9.b Apoiar o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa e a inovação nacionais nos países em desenvolvimento, inclusive garantindo um ambiente político propício para, entre outras coisas, a diversificação industrial e a agregação de valor às commodities.

Ação: A Prefeitura de Florianópolis vem desburocratizando e criando um ambiente cada vez mais empreendedor, oferecendo segurança jurídica a todos que querem investir.


9.c Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação e se empenhar para oferecer acesso universal e a preços acessíveis à internet nos países menos desenvolvidos, até 2020.

Ação: A Prefeitura de Florianópolis está instalando em 2019 vários pontos de acesso a internet livre para população em parques, praças e prédios públicos.

 

Para mais informações desenvolvimento@pmf.sc.gov.br -  Telefone: (48) 3952-7016