19/09/2015 - Eventos
Fenaostra tem várias opções gastronômicas

Neste sábado e domingo, a festa abre para o almoço

foto/divulgação: Mariana Eli

Sequência de ostras é servida na Fenaostra

O mercado gastronômico presente à 16ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana é composto por vinte espaços, mais o Caminhão do Peixe. Os pratos comercializados na festa vão desde ostras preparadas das formas mais diversificadas a doces, pastéis, massas, sorvetes e picolés.

 

Assim como a vasta opção culinária, a festa também conta com bebidas que agregam o paladar do público. São comercializadas no espaço cachaças artesanais, algumas envelhecidas de dois a cinco anos em barril de carvalho. Há ainda as licoradas e saborizadas com canela, por exemplo. Ao todo são mais de 20 opções da aguardante, que, aliada à ostra, proporciona uma experiência inusitada.

 

Além das cachaças, a festa conta com cervejas artesanais, desde a mais encorpada até a mais suave. São três opções à venda, compostas com cerveja escura e erva mate (Caá-Yari), a cerveja de trigo com laranja, limão e coentro com aroma de pimenta rosa (Bela Rosa) e a de jabuticaba com puro malte, de gosto mais amargo (Jabutipa). O tradicional chope completa a lista de bebidas presentes.

 

O molusco que dá nome a festa é preparado desde as formas mais simples como ao bafo, in natura, gratinada, defumada, ao alho e óleo, à dore e também de maneiras diferentes, como a ostra à bulhão pato, que consiste na ostra marinada no azeite de oliva com lâminas de alho, coentro, alho poró e cheiro verde.

 

“Venho sempre à festa para poder conferir o que há de novo, ficar por dentro das novidades gastronômicas e também conferir a programação artística”, disse Fátima Moreira, cearense que escolheu há anos Florianópolis como seu lar.

 

Outros sabores estão presentes no preparo dela, como a ostra embriagada no vinho branco com gengibre, além de outras receitas à base de ostra, como risoto, estrogonofe e crepe gourmet.

 

Já para aqueles que vão à festa com a família e não curtem o sabor da ostra, há opções de outros frutos do mar na culinária, como os bolinhos de siri e bacalhau, risoto, casquinha de siri, kibe de peixe, pastéis de berbigão e camarão, além dos sabores tradicionais com carne, por exemplo.

 

Porções de batata frita, crepes doces e salgados, assim como doces caseiros, churros gourmet, brownie, cupcakes, picolés artesanais de frutas e sorvetes complementam as variações gastronômicas da 16ª Fenaostra.

 

A programação complete do evento está disponível em: http://goo.gl/s968vG


LEIA MAIS: Artesanato é exposto e comercializado


arquivos para download

galeria de imagens