06/06/2013 - Social
Pronatec oferece 3 mil vagas em cursos gratuitos

Inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social de Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação

O Pronatec Social destina-se a pessoas entre 16 e 59 anos inscritas no Cadastro Único para recebimento de benefícios do governo federal.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Florianópolis estão com as inscrições abertas para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São ao todo 3 mil vagas para diversas áreas.

O Pronatec Social destina-se a pessoas entre 16 e 59 anos inscritas no Cadastro Único para recebimento de benefícios do governo federal. Para quem ainda deseja fazer o cadastramento é necessário ir até uma unidade do CRAS. Outro pré-requisito é a família ter até 3 salários mínimos por mês como renda. A inscrição é gratuita.

"Nós temos vários cursos e oportunidades. Basta as pessoas irem até as unidades do CRAS e fazer a inscrição. Eis uma grande chance de se preparar para ingressar no mercado de trabalho", afirmou Patrícia Silveira, assistente social do município.

Os cursos duram de 2 a 3 meses e tem 160 horas. Os participantes recebem material didático para as aulas, além de auxílio alimentação e vale transporte. Abaixo, as opções:

Auxiliar Administrativo;
Recepcionista;
Auxiliar de Cozinha;
Padeiro;
Confeiteiro;
Pedreiro;
Eletricista Predial;
Instalador de ar-condicionado;
Mecânico de popa;
Mecânico de automóveis;
Mecânico de motos;
Cuidador de idosos;
Recepcionista na área da saúde;
Manicure/Pedicure;
Depilador;
Balconista de farmácia;
Auxiliar de pessoal;
Operador de computador;
Manutenção de computador;
Programador de Web;
Eletricista industrial;
Design Mecânico;

Os cursos são ministrados por entidades do Sistema S - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).  

Vale destacar que a capacitação profissional viabilizada através da Prefeitura de Florianópolis passou a ser coordenada pelo IGEOF, em parceria com as secretarias de Assistência Social, de Turismo e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável.


arquivos para download

galeria de imagens