home >
Como participar

 

A oficina I de cada Setor do Projeto Orla em Florianópolis terá um número limitado em 40 participantes, uma vez que requer construção coletiva de análises, propostas e dinâmicas participativas que são difíceis para grupos maiores.

O objetivo desta oficina é capacitar para o desenvolvimento de diagnósticos e construção de cenários de uso e ocupação da orla, além de apresentar um roteiro para a consolidação desses diagnósticos e elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) a ser desenvolvido na Oficina II.

A realização de diagnósticos, a construção de cenários e o início de discussão de propostas para o PGI requerem, por um lado, conhecimentos práticos da realidade, e por outro, conhecimentos técnicos e conceituais. Por isso é importante que participem da Oficina I representantes das comunidades, grupos e segmentos sociais que interagem com a orla e nela tenham interesses.

É importante também a participação de técnicos e representantes institucionais que detêm conhecimentos e estejam envolvidos em projetos relacionados a este território.

Os critérios para a definição dos representantes da sociedade civil para participarem da Oficina I, são os estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente:

- Representantes de movimentos, segmentos, grupos de interesse e organizações sociais que conheçam a orla e seus problemas, conflitos e jogos de interesse;

- Representantes da população tradicional;

- Representantes com condições para levar as discussões da Oficina I para suas comunidades, entidades ou segmentos sociais, trazendo-os para participar das atividades a serem realizadas na etapa intermediária entre as oficinas I e II;

- Representantes com experiência e/ou capacidade para negociação e pactuação pública.

 


arquivos para download